InícioRIO GRANDE DO NORTENúcleo vai desenvolver soluções em TI para a Sethas

Núcleo vai desenvolver soluções em TI para a Sethas


.

O Núcleo de Desenvolvimento de Soluções em Tecnologia da Informação (NUDTI) é o setor recém-criado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) para executar soluções de controle e gestão de programas sociais da pasta eliminando inconsistências na rotina dos mesmos.  

A titular da Sethas, Iris Oliveira, e o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao IFRN (Fucern) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Jairo José dos Santos, assinaram nesta terça-feira (07) acordo de cooperação técnica com a finalidade de atender as necessidades atuais de controle e gestão dos programas sociais da pasta como os Programas Leite Potiguar e Restaurante Popular.

De acordo com o subcoordenador da ASSETI/Sethas (Assessoria de Tecnologia da Informação), Erick Miller Nobre de Souza, a equipe do NUDTI vai desenvolver as soluções tecnológicas seguindo as necessidades e demandas da Secretaria. “Ficaremos com a importante função de desenvolver o backend (tudo que roda em um sofware sem o usuário final ver) e o frontend (tudo que o usuário final consegue ver ou interagir) destas soluções sob a orientação dos professores do IFRN com relação a melhores métodos de implementação, melhores tecnologias a serem utilizadas, melhores tipos modelagem e arquitetura de sistema a serem empregadas”. 

Pelo termo de cooperação técnica a Sethas vai fazer repasse à FUNCERN que inclui o pagamento de bolsas para os professores e o custo de cursos de capacitação na área para a equipe da NUDTI, composta por dez estagiários indicados pela instituição para nivelar conhecimento, e para outros servidores que queiram se capacitar ou que utilizarão os produtos gerados pela equipe.

O NUDTI terá direito a vagas de estágios para alunos da instituição dentro da Sethas. E os estagiários, por sua vez, terão a chance de trabalhar em projetos relevantes com o respaldo do Governo do Estado que podem se desdobrar em artigos científicos, monografias, projetos de pesquisa, contribuindo ainda mais para ampliar a qualificação na formação no IFRN.

Os professores do IFRN não farão parte diretamente do Núcleo com função  consultiva. Inicialmente a criação desse polo de desenvolvimento foi discutido com o IMD da UFRN e o IFRN.

A assinatura do termo de cooperação técnica é o amadurecimento de um processo iniciado em abril de 2020 quando a Sethas fez uma pesquisa mercadológica com instituições públicas atuantes na área de TI. A todas as instituições foi apresentado um termo de referência para que estas pudessem manifestar interesse pelo projeto, e assim, apresentar propostas, mas somente a FUNCERN formulou uma proposta em tempo hábil para atender às necessidades da Sethas.

Fonte: Governo RN

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA