InícioRIO GRANDE DO NORTELive discute Dia de Combate ao Feminicídio no Rio Grande do Norte

Live discute Dia de Combate ao Feminicídio no Rio Grande do Norte


.

Feminicídio é o termo usado para denominar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero, ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher. As motivações mais usuais são o ódio, o desprezo, o sentimento de posse, a perda do controle e da autonomia da vida das mulheres e a não aceitação do fim de um relacionamento. De acordo com levantamentos feitos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine), de junho de 2019 a junho de 2020, o Rio Grande do Norte contabilizou 19 casos de feminicídio, sendo 10 deles apenas este ano.

O Dia de Combate ao Feminicídio no Rio Grande do Norte, marcado na data 15 de julho, foi instituído a partir da Lei Nº 10.592/2019, sancionada pela governadora Fátima Bezerra. Ao sancionar a Lei, Fátima destacou que esta é mais uma das iniciativas inseridas no contexto das políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência contra as mulheres. O propósito da data é reforçar as ações de prevenção e campanhas de conscientização e combate ao feminicídio. 

Atento a esta questão, o Grupo de Trabalho RN Sem Violência, composto pela equipe do Programa RN + Saudável, áreas técnicas das Subcoordenações da CPS e a SEMJIDH, articulou uma live para discutir a importância deste dia e as políticas públicas existentes no estado voltadas para proteção das mulheres. A Live acontecerá nesta quarta-feira, 15 de julho, às 15h, no canal do YouTube do RN + Saudável, com transmissão pelo página do governo no Facebook. O evento contará com a presença da Governadora Fátima Bezerra, da ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, da Dep Estadual Isolada Dantas, da Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade racial, Giselma Omilê e da Subsecretária de Políticas para Mulheres, Ivanete Oliveira. 

Fonte: Governo RN

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA