InícioRIO GRANDE DO NORTEIgarn apresenta balanço da gestão das águas em 2020

Igarn apresenta balanço da gestão das águas em 2020


O diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Auricélio Costa, participou nesta terça-feira (08), do “Balanço da Gestão das Águas em 2020”, realizado pela Frente Parlamentar das Águas, por videoconferência, onde apresentou as ações desenvolvidas e dados sobre os recursos hídricos estaduais.

Auricélio Costa fez uma apresentação da função do Igarn dentro da estrutura que compõe o sistema de recursos hídricos do Governo do Estado, sua missão, princípios e leis que estão vinculadas à sua criação e suas competências. Mostrou então alguns dados sobre vazão de água outorgada no RN. 

“Nossa vazão total de retirada de água no Estado é de 3.068.481,61 m³/dia. Esse consumo se divide em 64% para irrigação, 24% para uso urbano, 8% carcinicultura, 2% indústrias, 1% Piscicultura e 1% outros usos, o que fica claro aqui é que mais de 60% de toda a água disponível do estado quem consome é a irrigação, então é ela o principal consumidor e é onde nós temos que ter a preocupação com a otimização do uso”, disse o diretor-presidente do Igarn.   

O bom ano de chuvas e a consequente recarga dos reservatórios também foi lembrada pelo presidente do Igarn. “Tivemos um ano de bom inverno, acima da média, onde tivemos a recarga dos reservatórios que possibilitou uma melhor gestão, com aumento da água para irrigação, tanto na agricultura familiar, quanto no setor empresarial, o que nos deixa muito satisfeitos”.

A reunião foi uma proposição do deputado Estadual Francisco do PT, que é o presidente da Frente Parlamentar das Águas, ele ressaltou a importância do Igarn para a gestão dos recursos hídricos estaduais. “O Igarn tem um papel importantíssimo porque é de sua competência a gestão das águas acumuladas nas obras hídricas do nosso Estado, como, açudes e barragens, assim como também das águas subterrâneas, além de também cuidar da distribuição dessa água disponível, por meio das concessões de outorgas de água para o uso doméstico e atividades produtivas”, disse. 

Participaram ainda da reunião o assessor da deputada Estadual Isolda Dantas, Renato Santos, o presidente do do Comitê do Rio Apodi-Mossoró, Rodrigo Guimarães, e o representante do Comitê do Rio Ceará-Mirim, Rogério Félix.  

Fonte: Governo RN

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA