O Governo do RN está avançando no trabalho de implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) no âmbito da gestão estadual. O sistema foi disponibilizado ao Executivo por meio de acordo de cooperação técnica, firmado em janeiro deste ano com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que permitiu a cessão da sua tecnologia sem transferência de recursos para uso em órgãos públicos.
A Escola de Tecnologia da Informação (TI) para a Gestão Pública, vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead) é a responsável pela implantação do sistema. De acordo com o coordenador Hideljundes Macêdo, alguns pontos já foram concluídos e outros estão em andamento. Atualmente, toda a equipe da Escola de TI já domina a tecnologia. “O primeiro passo foi treinar todos os profissionais vinculados à equipe, para que tivéssemos essa tecnologia em nossas mãos”, resumiu.
Outra etapa importante apontada por Macêdo refere-se à documentação do Suap. Nesse ponto, ele explica que algumas customizações estão sendo elaboradas para o Rio Grande do Norte. “Esse trabalho está sendo feito com um carinho e profissionalismo tão grande que, independente de quem esteja no Governo, os próximos servidores que pegarem essa documentação terão todo o conhecimento da plataforma. Toda a estrutura, a maneira de funcionamento, as tecnologias utilizadas, como foram usadas, tudo está sendo documentado de uma maneira que fique um grande legado para o Estado”, revelou o coordenador.
Estrutura modular
O Suap foi desenvolvido pelo IFRN para a gestão dos seus processos administrativos e acadêmicos. A ferramenta foi pensada em uma perspectiva de instituição multicampi, na qual diversas unidades organizacionais (campus) se relacionam através de uma estrutura modular, ou seja, formada por diversos módulos. O Governo do Estado tem a mesma concepção, uma vez que também é composto por diversas unidades (secretarias e órgãos).
Esse tipo de estrutura possibilita a interligação dos diversos processos por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações. Gestão de pessoas, ponto eletrônico, protocolo, patrimônio, almoxarifado e planejamento são exemplos de módulos que podem ser gerenciados pelo sistema. A versão do Governo do Rio Grande do Norte é composta por 23 módulos. No cronograma de execução e instalação do Suap, muitas etapas estão programadas para serem realizadas até o final de 2020.
“É importante frisar que o Suap é gigantesco, são inúmeros módulos. Estamos pegando os principais para ir colocando no ar por partes, pois não tem como colocar tudo de uma vez só. Seria uma missão praticamente impossível”, explica Macêdo. Atualmente, a equipe da Escola de TI já colocou para funcionar quatro módulos: módulo comum, demanda, central de chamados e recursos humanos. No caso deste último, já foram feitas as importações dos dados e agora estão sendo realizadas as reuniões finais com o pessoal de RH, a fim de adequar o sistema à realidade do Estado, bem como adicionar inovações dentro do sistema.
Hideljundes Macêdo está otimista quanto a evolução do trabalho de implantação do sistema. Ele prevê que até o mês de setembro, o módulo de RH será lançado em definitivo para funcionamento geral. “Nesse momento estamos começando um piloto na Sead. Depois vamos ampliar para todo o Estado, para que todos comecem a utilizar a ferramenta de uma maneira mais efetiva, não como um cartório e sim como um setor de gestão de pessoas realmente”, ressaltou o coordenador.
Trabalho a distância
Durante o período de pandemia e distanciamento social, a equipe da Escola de TI aderiu ao teletrabalho, mas vem mantendo o ritmo e cumprindo prazos. Macêdo explica que são realizadas reuniões diárias, com participação de mais de 30 pessoas, nas quais são alinhadas as metodologias de trabalho. “A ideia é que as pessoas tenham liberdade e possam avançar sozinhas. Dividimos nossa equipe em várias outras menores, com pares, para que essas equipes possam desenvolver o trabalho. Além disso, montamos uma estrutura com bolsistas e servidores com uma hierarquia boa e uma produtividade excelente”, detalhou.
Apesar do gigantismo do sistema, a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública é apenas um dos projetos realizados pela equipe da Escola de TI. “Nós temos avançado muito, não só nesse projeto. É importante lembrar que a equipe não trabalha só com o Suap. O planejamento tem se mantido em dia mesmo com novas demandas chegando constantemente”, afirmou Macêdo.