- ASSECOM/RN
A farmacêutica e moradora do bairro do Igapó, na Zona Norte de Natal, Micarla Barreto será uma das muitas pessoas beneficiadas com o serviço de esgotamento sanitário. A região, que atualmente dispõe de apenas 3% de cobertura, passará em meados de 2021 para uma cobertura de aproximadamente 100%.
“Na minha casa fazemos uso de fossa séptica, mas é comum eu ver esgoto sendo lançado diretamente na rua. Assim, acredito que com o serviço de esgotamento, com a destinação e o tratamento corretos, vai melhorar muito a situação aqui na Zona Norte”, afirma Micarla. E esta nova realidade está perto de se concretizar na Zona Norte. O Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), começou a equipar a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Jaguaribe, que já está com a obra física 80% concluída.
As próximas etapas incluem instalação de novos equipamentos, bem como, a construção do emissário da ETE. Em relação à rede coletora de esgoto, a região já possui 80% de toda a rede instalada e até o início das operações da ETE, a Zona Norte já deve estar com toda a parte de rede concluída. Com o serviço de esgotamento sanitário, a população deixa de fazer uso de fossas sépticas.
A Estação será responsável por todo o tratamento do esgoto coletado na região. Os primeiros equipamentos a serem instalados chamam a atenção por seu tamanho. “Os biodiscos são equipamentos que fazem parte da etapa do tratamento com microrganismos, um processo biológico. Eles permitem que os microrganismos cresçam aderidos nele, melhorando a eficácia desse tratamento, onde se alimentam da matéria orgânica”, explica o Gerente de Obras da Caern, Germano Costa.
As ETEs que estão sendo construídas pela Caern, com recursos Federais, são de nível terciário. “Este é o nível mais alto de tratamento de esgoto existente atualmente. As Estações são bastante modernas e de alta capacidade”, afirma Judson Soares, Gerente de Controle de Empreendimentos da Caern. Com este tratamento o efluente é devolvido para a natureza com qualidade.
GUARAPES
A ETE do Guarapes está com o andamento da obra em 17%. A estrutura já começou a ganhar forma e a mostrar a grandiosidade do equipamento. É através desta ETE que esgotos da Zona Oeste e Sul da cidade do Natal serão tratados. A previsão de conclusão do equipamento é para 2022. Quando entrar em operação, Natal terá o serviço de esgotamento sanitário universalizado.
“A Caern tem se mantido focada na melhor prestação de serviço para a população. Natal atingirá com 11 anos de antecedência o que defende o novo Marco Legal do Saneamento, que é a cobertura de 90% de cobertura de esgotos até 2033”, destaca o Diretor-Presidente da Caern, Roberto Linhares.