Os mais de 1200 alunos da Escola Estadual Ubaldo Bezerra, em Ceará Mirim, receberão em dezembro a unidade reformada, com todas as adequações que sua estrutura necessita. A intervenção teve início em fevereiro deste ano como parte do projeto que visa reformar e equipar 40 escolas em todo o RN, beneficiando mais de 20 mil estudantes, no total.
“Esse é um pleito de mais de dez anos. E apesar de ter chegado à escola somente em 2017, como vice-diretora, me sinto parte dessa luta, e me junto à comunidade escolar que hoje já sabe quando virá o benefício. A situação do prédio estava bastante precária e ver a realização deste sonho é algo grandioso e inexplicável para quem ama tanto a educação, e a enxerga como possibilidade de mudança de vida”, disse a atual gestora, Solange do Nascimento. Ela lembra que, em época de chuvas, era impossível a escola funcionar devido às infiltrações e goteiras.
Com recursos viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEC RN), o Governo do Estado está aplicando mais de R$ 3 milhões em melhorias que vão trazer dignidade à comunidade escolar. Com projeto contemplado em um único e acessível pavimento, o equipamento vai contar com 12 salas de aulas, sala de recursos multifuncionais, três laboratórios, biblioteca, refeitório e recreio cobertos.
Emerson Miranda, aluno da 2ª série do ensino médio e presidente do grêmio escolar faz parte de uma das 34 turmas que a escola comporta nessas 12 salas. Segundo ele, esse não é apenas um sonho dos estudantes, mas de toda Ceará Mirim. “Toda a cidade está muito empolgada com a nova escola que vamos receber. Depois de tanto tempo de espera, todas as vezes que a gente passa na frente e vê a obra seguindo, temos a certeza de que tudo isso será real”, comemorou.
No setor administrativo, a unidade vai contar com secretaria, diretoria, sala dos professores, arquivo e almoxarifado. Na área de serviços ficarão a cozinha, despensa, depósitos, copa, banheiros e vestiários de alunos e funcionários. No último bloco de intervenções, está a quadra poliesportiva ara prática de esportes, como: Futsal, basquete, vôlei, entre outros.
Para manter as obras neste momento em que o RN vive uma crise sanitária, a Arko Construções, empresa executora do serviço, firmou um Termo de Compromisso com o Executivo estadual para se adequar às normas de combate ao novo coronavírus. Estão sendo tomadas as medidas necessárias à manutenção da integridade da saúde dos colaboradores e de terceiros. As medidas devem perdurar até o fim da situação de calamidade pública decretada pela governadora Fátima Bezerra (Decreto n°29.534) em 19 de março de 2020.