Unidade especial da Polícia Militar ganha novo quartel na Tijuca
14 de agosto de 2020
Unidade criada há pouco mais de um ano e meio para integrar o Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões) será instalado definitivamente a partir de sexta-feira (14/08), no quartel construído no bairro da Tijuca. Ocupando uma área de 1,9 mil metros quadrados, o novo quartel funcionará na Avenida Heitor Beltrão, nº 249. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h. Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, a solenidade não poderá ser aberta à imprensa e ao público.
Criado em dezembro de 2018, no final da gestão da Intervenção Federal na área de segurança pública do Estado, o Recom, já a partir dos primeiros meses de 2019, desempenhou papel fundamental na estratégia da atual gestão da Secretaria de Estado de Polícia Militar para reduzir a incidência criminal.
Ao tomar posse no cargo de secretário de Estado de Polícia Militar, comandante-geral Rogério Figueredo de Lacerda anunciou, como prioridade absoluta, o reforço no patrulhamento de vias expressas e dos principais corredores viários do Estado, especialmente, na Região Metropolitana.
Como uma das formas para viabilizar a estratégia, a capacidade operacional do Recom foi ampliada. O número de grupamentos para emprego diário subiu de seis para 12. Cada grupamento conta com duas viaturas e oito policiais. A frota de veículos da unidade foi renovada e reforçada, recebendo uma configuração visual mais adequada.
Além do reaparelhamento dos recursos materiais, os policiais militares da unidade vêm recebendo treinamento especializado para aprimorar expertise de patrulhamento tático motorizado e controle de multidões, assim como replicando esse conhecimento.
– Com o novo quartel, nossa tropa terá mais capacidade para realizar treinamento e passará a contar com melhores condições de trabalho para desempenhar sua missão. Essa inauguração representa o reconhecimento do secretário Figueredo ao trabalho que temos desempenhado – afirma o comandante do Recom, coronel Marcelo Moreira Malheiros.
Como resultado dessa ação integrada, com batalhões de área e com unidades especiais, os indicadores criminais mais impactantes no Estado, tanto de crimes contra a vida como crimes contra o patrimônio, estão em trajetória de queda expressiva e contínua. Desde o início do ano passado, os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam mensalmente reduções dos índices de homicídio, latrocínio, e roubos de rua, de veículos e de carga.
Os policiais do Recom são todos voluntários e passam por treinamento contínuo, tendo como matriz doutrinária a Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), da Polícia Militar de São Paulo; e a Rotam (Rondas Ostensivas Táticas) da Polícia Militar de Goiás. As duas unidades transformaram-se em referência nas ações de rondas ostensivas táticas.
– Hoje, com o nosso Recom estruturado, a Polícia Militar Rio de Janeiro tem mais uma tropa altamente especializada e muito aguerrida para vencer o nosso desafio diário de servir e proteger a sociedade – finaliza o coronel Malheiros.