Uerj, UFRJ e UFBA promovem Pré-conferência Universitária de Cultura
10 de setembro de 2020
Com a ideia de construir redes culturais e de sustentabilidade, três instituições brasileiras de destaque em suas áreas de atuação se reúnem na Pré-conferência Universitária de Cultura, na quinta-feira (10/9), das 9h às 21h, para debater temas relevantes para o setor. O encontro, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem como objetivo intensificar intercâmbios e itinerâncias de eventos, além de produzir ações locais e regionais.
O tema da Pré-conferência é “Construindo redes” e serão discutidas propostas sobre “Cultura na Universidade”, “Cultura na Extensão”, “Plataforma de Cultura” e “Virtualização da Cultura”. Esses eixos temáticos têm como intuito promover um levantamento de atividades, espaços, equipamentos, formas de financiamento e apoios existentes no segmento universitário. A intenção é também mapear os canais de comunicação disponíveis, buscando ampliar o alcance dos trabalhos desenvolvidos.
– Esta é uma ação conjunta, que surgiu após uma articulação no Fórum de Pró-reitores de Extensão. Construir redes é uma via de mão dupla entre a cultura universitária e a sociedade, buscando fortalecer uma intensa troca de saberes, experiências e práticas – afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, Cláudia Gonçalves.
Um documento com o resultado dos debates será encaminhado para apreciação durante a Conferência Popular de Cultura, que acontecerá no período de 1 a 4 de outubro. O evento nacional busca assegurar a revalorização do papel estratégico da cultura como política pública e direito social. Entre as principais pautas, a garantia da implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, nos municípios e estados do país.
A participação na Pré-conferência Universitária de Cultura é aberta ao público. Os interessados devem se inscrever no endereço http://abre.ai/preconferenciauniversitariacultura.
Fonte: Governo RJ