Sábado, 12 de Abril de 2025
InícioRIO DE JANEIROSecretaria do Ambiente lança plataforma inédita no Brasil com dados do desempenho...

Secretaria do Ambiente lança plataforma inédita no Brasil com dados do desempenho dos municípios


.

Secretaria do Ambiente lança plataforma inédita no Brasil com dados do desempenho dos municípios

15 de setembro de 2020

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) lançou na última semana o Observatório do ICMS Ecológico. Pela primeira vez no Brasil estará à disposição de gestores municipais e de toda a sociedade um conjunto de dados sobre o mecanismo financeiro e que permitirá às Secretarias Municipais de Meio Ambiente realizarem pesquisas sobre o desempenho nos diferentes indicadores que compõem o ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é facilitar o planejamento e a tomada de decisão. Desta forma, a base de dados irá municiar o órgão ambiental do município, por meio de gráficos, relatórios e informações na formulação de análises dos indicadores de acompanhamento do ICMS Ecológico, a fim de fortalecer as ações sustentáveis locais, aumentar a arrecadação dos municípios e, sobretudo, a proteção ao meio ambiente.

As análises podem ser realizadas pelos níveis de detalhamento: Estado, Região Geográfica e Município. Esse escopo cria uma nova percepção para o usuário ao propiciar a comparação com os municípios adjacentes, outras regiões geográficas, além de disponibilizar o histórico de investimento dos municípios nos indicadores do ICMS Ecológico nos anos anteriores.

O Observatório poderá ser acessado nos computadores de qualquer sistema operacional e em todos os dispositivos móveis (Celular, Tablet, Notebooks), sem a necessidade de downloads.

Reconhecimento

A Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade vai premiar os 15 municípios que se destacaram pelas ações ambientais realizadas visando à melhoria da qualidade de vida da população. São eles: Cachoeiras de Macacu, Rio Claro, Silva Jardim, Niterói, Miguel Pereira, Paraty, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Búzios, Mangaratiba, Sapucaia, Casimiro de Abreu, Quissamã e Araruama.

Estas cidades foram as que melhor destinaram seus recursos em ações ambientais em diferentes frentes: criação de unidades de conservação; melhoria nos indicadores de qualidade ambiental dos recursos hídricos; investimento em saneamento básico; gestão dos resíduos sólidos urbanos, coleta e tratamento de efluentes, bem como envidaram esforços na formação de um sistema municipal de meio ambiente.

Sobre o ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico no Estado do Rio de Janeiro foi criado em 2007, pela Lei Estadual nº 5.100, que alterou a lei nº 2.664 de 1996, incluindo o critério de Conservação Ambiental na divisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços aos municípios do estado do Rio de Janeiro.

Criado para impactar positivamente a qualidade ambiental dos municípios, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que garante às prefeituras que investem em conservação ambiental uma fatia maior do ICMS repassados a elas.

Os repasses são proporcionais às metas alcançadas a partir de critérios ambientais. Ou seja, quanto melhores os indicadores, mais recursos as prefeituras recebem. A cada ano, os índices são recalculados, oferecendo aos municípios que investiram em conservação ambiental o aumento da sua participação no repasse do imposto.

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA