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Secretaria de Trabalho lança projeto para acesso a serviços digitais


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Secretaria de Trabalho lança projeto para acesso a serviços digitais

27 de agosto de 2020

 

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda inaugurou nesta quarta-feira (26/08), o projeto piloto da Estação Digital do Trabalho e Emprego (Edite), no posto Sine Barra da Tijuca, localizado no Shopping Aerotown. O projeto consiste na implantação de um novo modelo de unidade de atendimento para o cidadão fluminense que permite dar conhecimento, ambiente, recursos e acompanhamento para acesso a serviços digitais, relacionados direta e indiretamente ao mundo do trabalho, já disponíveis pela web para o cidadão e pouco conhecido ou utilizados.

 

Na fase inicial do projeto estão sendo apresentados seis serviços de conteúdos relacionados ao mundo do trabalho e com disponibilidade de soluções digitais, que facilitam a inclusão, abrangência e capacidade de atendimento da Rede Setrab. Entre os serviços digitais oferecidos nas máquinas, estão habilitação ao seguro-desemprego, CTPS digital, cadastro, consulta e autoencaminhamento a vagas de emprego, consulta a informações de vínculos formais de trabalho (como o CNIS e tempo de serviço para fins de aposentadoria), serviços de empreendedorismo (Sebrae), cursos de qualificação profissional gratuitos, entre outros.

 

Para todos serviços, estão em foco as diretrizes da política de governo digital, que prevê novas ferramentas online de serviços públicos (automação serviços) e a disponibilização de recursos físicos necessários para acesso remoto. Os atendimentos serão realizados através de computadores com conexão à internet, por meio de autoatendimento nos Espaços Edite, com orientação personalizada de profissionais treinados para apoiar cada cidadão em suas demandas pelo serviço digital.

O projeto Edite, inédito em todo o Estado do Rio de Janeiro, vem ao encontro da política de governo digital (gov.br), cujo objetivo é a oferta de uma nova forma de atendimento, com soluções simplificadas, mais econômicas e de maior autonomia para o cidadão. A proposta é que, em breve, a nova modalidade de atendimento seja expandida, não só para todos os postos Sine, mas também em parceria com prefeituras e diferentes instituições com o intuito de levar seus serviços à população fluminense.

Fonte: Governo RJ

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