InícioRIO DE JANEIROSecretaria de Cultura chega aos 50 projetos incentivados via renúncia fiscal em...

Secretaria de Cultura chega aos 50 projetos incentivados via renúncia fiscal em 2020  


Secretaria de Cultura chega aos 50 projetos incentivados via renúncia fiscal em 2020  

3 de novembro de 2020

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) chegou à marca de 50 projetos aprovados com patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura em 2020.  O Diário Oficial desta terça-feira (3/11) publicou as duas ações que faltavam: um econtro no espaço OI Futuro e um laboratório de tecnologia interativa que será realizado em Miguel Pereira.

São mais de R$ 34 milhões investidos no fomento à cultura em todo o estado, mesmo em um período de pandemia da Covid-19. Com objetivo de democratizar o acesso à cultura, os projetos chegaram a 41 municípios, além da capital. Os 50 aprovados são de diversos segmentos, a maioria em “Teatro e Circo”, com  22 projetos. Na sequência, vem “Música e Dança”, com 13, e “Artes plásticas e artesanato”, com 6. 

– Estamos trabalhando para fomentar a cultura em todos os municípios. Uma prova são os projetos incentivados, sempre levando em consideração a regionalização, não aprovando apenas apresentações na capital – disse a secretária de estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros. 

PROJETOS APROVADOS 

Também foram publicados nesta terça-feira mais oito projetos aprovados pela Comissão de Avaliação de Projetos (CAP) inscritos em 2020: Rio2C, Um café lá em casa, Emuseu da Cultura do Rio de Janeiro, Festival Multiplicidade 2020-Ano 16, Revista Traços, Fases, Riobaldo-Circulação Interior e Natal Mágico. 

NOVO SISTEMA DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS

Neste ano, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Não há mais edital, o processo está aberto de março a novembro. Outra novidade é o Sistema Desenvolve Cultura, que recebe as inscrições e abriga diversas informações para facilitar a busca por patrocínios via renúncia de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA