Quase 18 mil pessoas já foram testadas para Covid-19 no posto do Largo do Machado
1 de agosto de 2020
Buscando ampliar a testagem de coronavírus e ter um acompanhamento atualizado da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) montou um posto de testes sorológicos rápidos no Detran do Largo do Machado. Desde 28 de abril, quase 18 mil pessoas já foram testadas. Em julho, ação passou a contar com o reforço do projeto Dados do Bem, iniciativa privada sem fins lucrativos, por um termo de cooperação permitiu que o estado triplicasse sua capacidade de testagem diária.
O Dados do Bem é um aplicativo que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhar, em tempo real, a evolução da pandemia nos centros urbanos. Os resultados coletados serão cedidos ao Governo do Estado para auxiliar na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.
– Com essa parceria, expandimos o alcance do sistema tecnológico de eficiência reconhecida para uma maior parcela da população. Assim, poderemos ser mais assertivos na testagem por amostragem e em outras políticas públicas de saúde, com base nos dados coletados. Iniciativas como essa mostram como os diferentes setores da sociedade, público e privado, estão unidos na missão de salvar vidas – explica Sérgio Simões, assessor especial da Secretaria de Saúde.
Para participar da testagem, o usuário precisa fazer o download gratuito do aplicativo nas plataformas Android ou iOS. Ao acessar, preenche um cadastro e responde um questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos pelo usuário na autoavaliação, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo coronavírus e pode indicá-lo para realizar o teste. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.
Informações sobre a operação na capital
Na cidade do Rio de Janeiro, os testes operados pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Dados do Bem serão feitos no posto do Detran, no Largo do Machado. A tenda funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h na Rua do Catete, 325. O local de testagem só poderá ser acessado pelas pessoas que receberem o voucher de confirmação pelo aplicativo Dados do Bem. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo. Municípios fluminenses, como Niterói, Campos, Macaé e Nova Iguaçu já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.
Sobre a iniciativa Dados do Bem
Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br) é um projeto criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados. A ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.
Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo os que não são convocados para fazer testes.