Programa Crianças Feliz discute impactos da pandemia na primeira infância
28 de julho de 2020
Entendendo a necessidade de reflexão sobre os impactos da pandemia na Primeira infância, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), através do Programa Criança Feliz – PCF, com objetivo de propor discussões sobre a vulnerabilidade e desafios para desenvolvimento e aprendizagem de crianças até os 6 anos de idade, lança programa inédito de Seminários. Nos próximos dias 28 e 30 de julho de 2020, será realizado o I Seminário Estadual: “Reflexões sobre a Primeira Infância no contexto da Pandemia”.
As diferentes experiências as quais a criança é exposta, simultaneamente às informações que ela coleta ao seu entorno, formam as bases necessárias de seu entendimento sobre o mundo. Os primeiros mil dias de vida de uma criança são determinantes para definir que adulto ela será e como irá reagir frente aos desafios ao longo da sua vida. A Primeira Infância compreende o período desde a gestação até os 6 anos; a parte fundamental do desenvolvimento e conhecimento de uma criança ocorre durante o tempo em que ela interage com membros da família, e através dos experimentos no seu habitat – diz Soraya Cavalcante – Superintendente Estadual de Proteção Social Básica – PSB.
Coordenadores, supervisores e visitadores das equipes municipais que atuam no Programa Criança Feliz – PCF no estado do Rio de Janeiro são o público de interesse do seminário, que acontecerá online, com transmissão através da Plataforma Zoom e link de acesso enviado aos participantes.
Cronograma:
Dia 28/07/2020 – Painel 1
Convidadas: Talita da Silva Campelo e Ely Harasawa.
17h às 17h10min – Apresentações iniciais pela mediadora Susilaine Duarte.
17h10min às 17h40min – Apresentação da Professora Mestra e doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ , Talita Campelo. 17h40min às 18h10min – Apresentação da Psicóloga Ely Harasawa.
18h10min às 18h30min – Sessão de perguntas e respostas
Dia 30/07/2020 – Painel 2
Convidados: Ana Paula e Maurício Azeredo
17h às 17h10min – Apresentações iniciais pela mediadora Susilaine Duarte.
17h10min às 17h40min – Apresentação da Ana Paula
17h40min às 18h10min – Apresentação do Assessor Técnico da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância Maurício Azeredo.
18h10min às 18h30min – Sessão de perguntas e respostas