InícioRIO DE JANEIROProderj sobe no ranking da Associação de Entidades de Tecnologia da Informação (ABEP)

Proderj sobe no ranking da Associação de Entidades de Tecnologia da Informação (ABEP)


.

Proderj sobe no ranking da Associação de Entidades de Tecnologia da Informação (ABEP)

15 de julho de 2020

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), através do Grupo de Trabalho de Segurança da Informação (GT-SI), divulgou os dados referentes a 2019 da sua pesquisa de nível de maturidade em Segurança da Informação. Entre todas as associadas, 15 responderam à pesquisa em 2019. De 2017 para 2019, o Proderj saltou do penúltimo lugar (16º na época) para a 7ª posição entre as afiliadas à ABEP.

 

Esse avanço é fruto do esforço da Assessoria de Segurança da Informação (ASI) do órgão, que desde meados de 2018 vem passando por uma reestruturação com vistas ao fortalecimento e amadurecimento do setor de segurança, que por muitos anos teve suas funções restritas apenas a tarefas ligadas à certificação digital dos órgãos, mas pouca efetividade em relação à segurança da informação em seu contexto mais abrangente.

 

– A alta gestão do Poderj entendeu que, diante dos novos desafios trazidos pela área de TIC, pelo aumento dos riscos relacionados a crimes cibernéticos e também pelas Leis que passavam a assegurar direitos aos titulares de dados, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor até o próximo ano, a área de segurança da informação deveria então ser revitalizada e robustecida para que pudesse não somente acompanhar esse movimento de transformação, mas também assessorar a alta gestão em relação ao assunto – explicou o Assessor de Segurança da Informação do Proderj, Marcelo Lintomen.

 

Nesse processo de adequação, a ASI tratou de estreitar os laços anteriormente perdidos entre o órgão e o Grupo de Trabalho de Segurança da Informação da ABEP-TIC, o GT-SI, e passou a participar ativamente dos eventos periódicos promovidos e a compartilhar documentos e práticas sugeridas de forma colegiada por este grupo que tem como finalidade o amadurecimento dos setores de segurança das empresas estaduais de TIC.

 

Nos resultados apresentados pela ABEP-TIC em 2017, o Proderj aparecia na penúltima posição entre todas as demais empresas afiliadas, avaliadas pela ABEP a partir do uso de ferramentas de medição do nível de maturidade destas. Após árduo trabalho da equipe da ASI, dos Comitês de Segurança e LGPD recentemente criados e do patrocínio e empenho da alta gestão, o Proderj recebeu do GT-SI o resultado da avaliação que o coloca na 7ª posição entre 15 afiliadas estaduais, posição já conquistada desde 2018.

 

Apesar dos avanços, Lintomen destaca que ainda há muito trabalho a ser feito, principalmente na parte de criptografia, comunicações, monitoramento contínuo, desenvolvimento seguro em parceria com a Diretoria de Sistemas da Informação (DSI), implementação de certificados digitais nos sites do PRODERJ e demais órgãos, continuidade de negócios e outros quesitos de segurança.

O Grupo de Trabalho de Segurança da Informação da ABEP-TIC (GT-SI) entende que o levantamento de nível de maturidade em Segurança da Informação, realizado anualmente, é uma forma de a área de TI evidenciar para o gestor qual o estágio atual da SI em sua empresa/autarquia. Desde 2016, este levantamento é realizado utilizando-se a mesma metodologia e, desta forma, pode-se ter um histórico das respondentes frequentes e dos benefícios de se participar da pesquisa anualmente.

 

 – Gostaria de parabenizar a equipe da Assessoria de Segurança da Informação do Proderj pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e que já está gerando frutos. É uma área estratégica dentro da autarquia, principalmente com a proximidade da entrada em vigor da LGPD. O PRODERJ precisa ser uma referência no assunto no âmbito estadual. Meus agradecimentos também à ABEP-TIC e ao GT-SI pela realização desse levantamento tão importante para a definição dos objetivos e metas das afiliadas em relação à segurança da informação – destacou o Presidente Mauro Farias.

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA