Orgulho de servir ao público há mais de 60 anos
28 de outubro de 2020
Por Júlia de Brito
Mais antigo servidor estadual do Palácio Guanabara, Jarbas Fernandes Willemes, de 76 anos, lembra com saudades a época em que começou a trabalhar ainda com 14 anos. A carreira no serviço público é um orgulho para o funcionário que iniciou como contínuo e chegou ao cargo de agente de planejamento. Jarbas – que, por causa da idade, está afastado do serviço devido à pandemia da Covid-19 – não vê a hora de voltar ao trabalho presencial.
– Parei agora por conta do coronavírus, mas estou louco para retornar. Trabalhei em diversas funções, inclusive na Sala de Imprensa, tempos que lembro com enorme carinho. Servir ao público é a grande missão de quem se dedica ao setor público. É preciso lembrar que somos cidadãos e gostamos de ser bem atendidos, por isso nada mais coerente do que executarmos o nosso trabalho com dedicação – ressalta.
Testemunha ocular da história política do Rio de Janeiro, Jarbas, que é filho de servidor público, chegou a morar no Palácio Guanabara durante aproximadamente cinco anos, quando seu pai era administrador da sede do governo municipal da então capital federal.
– Constitui família e criei minha família como servidor. São dois filhos, dois netos e dois bisnetos. São 62 anos de carreira no setor público, uma vida. Ser homenageado no Dia do Servidor é uma honra. Represento muita gente que se dedicou ao serviço público no estado do Rio de Janeiro – afirma.
O governador em exercício Cláudio Castro parabenizou os servidores do Estado do Rio de Janeiro pelo seu dia e destacou a importância deles no atendimento às demandas da população.
– Quero agradecer aos servidores públicos dos mais diversos setores do estado pela dedicação com que vêm desempenhando seu trabalho, ainda mais em um cenário tão desafiador. O trabalho de todos tem ajudado o cidadão fluminense a superar esse momento crítico – afirmou.
O Estado do Rio conta hoje com 187.610 servidores ativos e 161.990 inativos.