Natividade recebe Centro Especializado de Atendimento às Mulheres
29 de outubro de 2020
Com mais de 15 mil habitantes, o município de Natividade, localizado na região Noroeste Fluminense, recebeu nesta quarta-feira (28/10), o seu primeiro Centro Especializado de Atendimento às Mulheres, o Ceam Natividade. Além de atender às mulheres vítimas de violência do município, o Ceam, que é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social eDireitos Humanos (SEDSODH) e a prefeitura da cidade, também poderá acolher mulheres de toda região Norte e Noroeste. Além do Ceam, Natividade conta agora com um Centro Comunitária de Defesa da Cidadania (CCDC), que funciona no mesmo espaço que o Ceam. Através deste programa a população poderá ter acesso à documentação básica.
– É um grande marco para nós. Esta é uma região bastante vulnerável, com altos índices de violência contra mulher e a região precisa deste centro. A inauguração é importante para estimular outras regiões a fecharem parceria assim como Natividade para abrir este centro de referência – ressaltou Cristiane Lamarão, secretária Interina de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O local conta com equipe especializada composta por psicólogas, advogadas e assistentes sociais para o acolhimento humanizado das mulheres. Segundo a Superintendente de Enfrentamento à Violência contra Mulher Patrícia Xavier, a inauguração do primeiro centro será de suma importância.
– Inaugurar mais um Ceam é um orgulho. Este Centro será referência e vai salvar vidas – afirmou.
Os Centros de Atendimento às Mulheres funcionam como porta de entrada para apoiar mulheres em situação de violência a romperem esse ciclo e construir ou resgatar a sua cidadania. Nesses espaços são oferecidos atendimento interdisciplinar, com orientações, informações e encaminhamento às unidades de abrigamento, se necessário.
Serviço: CEAM Natividade Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 9h às 17h
Endereço: Rua Intendente Franklin Rabello, n° 08 – Sindicato/ Natividade.
Fonte: Governo RJ