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Museu Ciência e Vida completa 10 anos


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Museu Ciência e Vida completa 10 anos

27 de junho de 2020

 

Há uma década, o Museu Ciência e Vida tem ajudado a fomentar e difundir o conhecimento científico no Rio de Janeiro. O equipamento, ligado à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) celebra, no dia 1º de julho, 10 anos. Localizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o espaço reúne, além de exposições interativas, o planetário ‘Marcos Pontes’.

 

– A escolha da Baixada Fluminense como sede do Museu Ciência e Vida foi estratégica. Nosso objetivo, enquanto Governo do Estado, é dar capilaridade ao conhecimento científico junto à população fluminense. Ao longo destes dez anos, conseguimos oportunizar à comunidade exposições, debates e encontros, todos relacionados ao universo da ciência. Outro conceito que trabalhamos bastante é a questão do incentivo às futuras vocações e carreiras científicas juntos às crianças e jovens. Formar uma nova geração de cientistas é fundamental para o progresso da ciência fluminense – disse o vice-presidente científico da Fundação Cecierj, professor Robson Coutinho Silva.

 

No início das atividades, em 2010, o Museu Ciência e Vida fez parcerias, com o empréstimo de alguns acervos – Mast, Museu Nacional e Fundação Planetário, entre outros. A primeira exposição no espaço contou com o apoio do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, que levou “Vias do Coração”, mostra que abordou o funcionamento do coração. “Sustentabilidade – O que é isso”, realizada durante a Rio+20, foi a exposição que estreou a curadoria própria do museu.

 

– Grande parte do público do Museu Ciência e Vida, cerca de 65%, é espontâneo. Ou seja, pessoas que se interessam pela temática, ou até mesmo aquelas que não conhecem o assunto, frequentam o espaço. Outros 35% do público é escolar: recebemos grupos de estudantes de todo o estado. Todas as nossas exposições são interativas. Uma das mais movimentadas foi a “Movimente-se – A física dos esportes”, que curadoria do próprio museu. Aproveitamos o momento esportivo que o Rio de Janeiro estava passando e exploramos os conceitos da física no cotidiano das pessoas. Outra que agradou muito, principalmente as crianças, no ano passado, foi uma mostra sobre os dinossauros. Havia réplicas dos animais e até mesmo a possibilidade de ser paleontólogo por alguns minutos – contou a responsável pelo equipamento, professora Mônica Dahmouche.

 

Planetário ‘Marcos Pontes’

 

Com capacidade para 68 pessoas, o planetário ‘Marcos Pontes’ é outro destaque do Museu Ciência e Vida. Na sala, em formato cilíndrico e teto de meia esfera, projeções digitais são realizadas e é possível vislumbrar o céu nas diferentes estações do ano, como também ver as configurações celestes através de figuras mitológicas. O visitante tem, ainda, a oportunidade de conhecer o processo de formação estelar, os planetas do sistema solar e outras particularidades do mundo da astronomia.

 

Ciência em tempos de pandemia

 

A direção do Museu Ciência e Vida se viu diante do desafio de adaptar as atividades do equipamento às medidas restritivas e de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19. Para não causar aglomeração, espaços culturais ainda seguem fechados e seguem as determinações do Governo do Estado. Por isso, as ações migraram para o virtual.

 

– Fizemos toda uma programação on-line, através das redes sociais do museu, para que nossos frequentadores não ficassem sem acesso ao espaço, principalmente no ano do décimo aniversário. Aproveitamos que a ciência virou foco mundial e abordamos temas sobre o novo coronavírus. Desde junho, voltamos as atenções para os 10 anos do Ciência e Vida: temos materiais sobre a memória do museu, uma linha do tempo e um especial sobre mulheres na ciência – completou a professora Dahmouche.

 

Programação virtual do Museu Ciência e Vida durante a pandemia

 

 

. Toda terça – “Agora é que são elas” – Coluna da professora Mônica Dahmouche, Dra. em Física, com artigos sobre mulheres na ciência e sua contribuição ao meio científico;

. Panorama da pandemia – exibição periódica de vídeos sobre o tema, produzidos pelo doutor em Biologia Fred Furtado;

. “O Vírus e a Geologia” – Produção do geólogo Rodrigo Monteiro;

. Astronomia – vídeos e artigos sobre Astronomia produzidos por Carolina de Assis, astrônoma Mestre em História da Ciência;

. Programação educativa – jogos temáticos e material audiovisual sobre ciência e pandemia.

. Quiz com temática científica.

Todo esse material está disponível nos canais de divulgação do Museu Ciência e Vida:

 

Facebook (https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/museu-ciencia-e-vida/)

 

Instagram (https://www.instagram.com/museucienciaevida/

 

Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCdzjlZMZafNlcAhq_Tz0jYg)

 

Site: https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/museu-ciencia-e-vida/

 

Fonte: Governo RJ

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