Governo e Shell visam promover rodada de negócios do Compra Rio
10 de fevereiro de 2021
O Governo do Rio e a Shell Brasil estudam promover rodada de negócios do Compra Rio. O evento teria como objetivo apresentar as políticas de compras, as oportunidades e demandas de bens e serviços do setor de petróleo e gás que podem ser atendidos por pequenos e médios fornecedores fluminenses.
A potencial parceria começou a ser discutida nesta quarta-feira (10/2), durante reunião da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e representantes da Shell Brasil.
– Entendemos que, para além dos grandes equipamentos, há muitas oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas. A cadeia de suprimentos da indústria do petróleo é muito diversificada – afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares.
Ele observa que, para aproveitar essas oportunidades, as fornecedoras de pequeno porte precisam conhecer as especificidades do segmento.
– É onde entra o Compra Rio, programa da secretaria que tem por objetivo fazer essa ponte entre grandes empresas e pequenos fornecedores fluminenses, incrementando o volume de compras dos produtos fabricados e dos serviços prestados por empresas do estado. Desta forma, podemos valorizar o empreendedor local, estimular a economia e melhorar o ambiente de negócios em todo o Estado – explica.
Na ocasião, foi apresentado para a Shell Brasil uma base de dados com projetos que podem ser financiados com contrapartidas de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento que receberam incentivos do Governo do Estado.
– A Shell tem um compromisso com o estado do Rio de Janeiro. Dos 11.804 projetos de P&D realizados pela companhia até junho de 2020, quase 40% foram feitos aqui – afirmou Thomas Lucena, gerente de Relações Governamentais da Shell no Brasil.