InícioRIO DE JANEIROGoverno do Estado trabalha para dinamizar e diversificar a economia fluminense

Governo do Estado trabalha para dinamizar e diversificar a economia fluminense


Governo do Estado trabalha para dinamizar e diversificar a economia fluminense

20 de outubro de 2020

O Governo Estado do Rio de Janeiro tem dinamizado e diversificado a economia fluminense, valorizando as vocações regionais, fomentando arranjos produtivos locais e melhorando o ambiente de negócios. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lopes, que participou, nesta terça-feira (20/10), do Painel Retomada do Crescimento Econômico no Rio de Janeiro, realizado pelo jornal O Dia em parceria com a Fecomércio RJ.

No evento, o secretário destacou os benefícios do processo de concessão dos serviços de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana e em alguns municípios atualmente atendidos pela Cedae. 

– O projeto irá mudar a realidade de cerca de 14 milhões de pessoas, gerando aproximadamente R$ 30 bilhões em investimentos e 46 mil empregos em todo o Estado do Rio de Janeiro – disse Marcelo Lopes.

Lopes ressaltou ainda a importância do lançamento do edital da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região do Porto do Açu, em São João da Barra. Com investimentos iniciais de R$ 41 milhões, apenas em infraestrutura, a ZPE fortalecerá a competitividade das exportações fluminenses e possibilitará a instalação de novas empresas no Rio.

– A iniciativa irá  favorecer a região Norte Fluminense e se insere em uma atuação do Governo do Rio, buscando dinamizar e diversificar a economia do estado como um todo – explicou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico  acrescentou ainda que estão em estudo projetos focados no desenvolvimento econômico sustentável de comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Iniciativas aprovadas

O vice-presidente de Desenvolvimento Estratégico (ACRJ), José Antonio Nascimento Brito, elogiou as iniciativas do Governo do Estado, como a concessão dos serviços de saneamento. 

– A concessão tem uma sinalização estratégica positiva importantíssima para o Estado do Rio de Janeiro, que tem futuro – afirmou José Antonio Nascimento Brito. 

Para o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o Rio de Janeiro tem vários fatores positivos para retomar o seu crescimento, como o turismo e o comércio.

– O governador em exercício Cláudio Castro tem ouvido todos os representantes da atividade empresarial e demonstrado interesse em adotar as políticas necessárias para que a retomada do crescimento econômico fluminense aconteça – ressaltou.

Participaram ainda do evento, Michael Nagy, diretor de Vendas e Marketing do Hotel Fairmont Rio, e Marcelo Ayres, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio das Ostras.

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA