Governo do Estado promove ‘Hackathon Escola Inovadora’ na Rocinha
3 de julho de 2020
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), promove, neste mês de julho, o ‘HackRoc – Hackathon Escola Inovadora’, na Rocinha, comunidade da Zona Sul da capital fluminense. Na iniciativa, as equipes serão formadas por jovens própria comunidade e do entorno, com idades entre 13 a 18 anos, e por estudantes da FAETEC, da UERJ e da UEZO, que serão orientados por professores destas instituições. Os grupos também terão mentores do programa Startup Rio, da SECTI, durante a realização do evento. Os Hackathons são maratonas de programação, de caráter interdisciplinar e colaborativo, que reúnem pessoas de diferentes perfis e instituições.
Nesta edição, todos os encontros/atividades serão virtuais. As equipes deverão desenvolver uma solução inovadora e tecnológica para resolver algum problema da comunidade onde vivem, chama de “dor” na iniciativa, e que será levantado pelas próprias equipes em uma pesquisa dirigida durante o treinamento.
O HackRoc ocorrerá em duas etapas virtuais – a de treinamento ocorrerá nos dias 4 a 11 de julho, quando será realizado o feedback das atividades propostas e divulgada a dor a ser resolvida na maratona. O hackathon terá uma live de abertura na noite do dia 17 de julho e os trabalhos das equipes ocorrerão nos dias 18 e 19 de julho de 2020.
Dinâmica do HackRoc
Serão formadas até 10 equipes com 6 participantes: jovens de 13 a 18 anos, moradores da comunidade da Rocinha e comunidades vizinhas, dois por equipe; estudantes das escolas da FAETEC que já participaram das edições anteriores, um por equipe; alunos de graduação da UERJ e UEZO que também irão se juntar às equipes, esses diferentes perfis são os hackers. Cada equipe terá um professor responsável, que são vinculados à FAETEC, UERJ e UEZO.
As equipes receberão treinamento do programa Startup Rio em dois finais de semana anteriores ao evento para apresentar ferramentas que serão úteis ao desenvolvimento da solução durante a maratona. Os vídeos do treinamento ficarão hospedados no Youtube e o link para acesso na plataforma Moodle. Ao final da maratona, as equipes serão avaliadas através de um pitch apresentado pelo Zoom para uma Comissão Julgadora, composta por representantes das instituições envolvidas no projeto, assim como parceiros com atividades relacionadas ao tema do evento.
As equipes serão formadas pela organização do evento antes do treinamento e devem começar a trabalhar juntos a partir do dia 4 de julho, primeiro dia de treinamento. Após a formação das equipes, os professores responsáveis participarão de uma reunião esclarecendo suas atribuições, bem como a organização da sua equipe. A divulgação da “dor” será realizada no dia 11 de julho, pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação após o feedback da Startup Rio.
O HackRoc, Hackathon Escola Inovadora na Rocinha, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).
Cronograma
Treinamentos
Dias 4 a 11 de julho
Os hackers e professores terão de 04 de julho ao meio dia do dia 10 de julho para ver os vídeos, realizar as atividades propostas, incluindo a pesquisa dirigida.
Dia 11 de julho
Encontro virtual do Startup Rio com as equipes para dar feedback e divulgar a “dor”.
Maratona
Dia 17 de julho de 2020 – Sexta
19h – Live de abertura com o Secretário e um convidado no Instagram da SECTI;
Dia 18 de julho de 2020 – Sábado
9h às 14h – Horários para mentorias por equipe com StartupRio e InovUerj via Zoom
15h às 17h – Reunião via Zoom das equipes com a Banca Avaliadora
Dia 19 de julho de 2020 – domingo
12h – Horário Limite para envio do produto desenvolvido para a plataforma do Moodle
14h – Início das apresentações
Apresentação pitchs (máximo de 5 minutos para cada equipe) pelo Zoom
17h – Divulgação dos resultados
18h – Encerramento
(*) Sujeito a alterações