InícioRIO DE JANEIRODia do psicólogo: a importância de doar tempo e acolher as pessoas

Dia do psicólogo: a importância de doar tempo e acolher as pessoas


.

Dia do psicólogo: a importância de doar tempo e acolher as pessoas

27 de agosto de 2020

 

Por Raquel Faillace

 

O trabalho voluntário de psicólogos durante a pandemia do novo coronavírus fez a diferença na vida de centenas de pessoas que precisaram ser acolhidas após serem direta ou indiretamente afetadas pela Covid-19. A psicóloga e terapeuta cognitivo Soraia Cerqueira, com seus 22 anos de profissão, não teve dúvidas em oferecer ajuda a essas famílias. Ela fez parte da equipe de psicólogos voluntários que realizaram atendimentos de forma remota e gratuita à população do Rio de Janeiro. As consultas aconteceram entre os meses de abril e julho e a iniciativa foi criada pela Secretaria de Estado de Vitimados (SEVIT).

 

Soraia Cerqueira atendeu parentes de pessoas que morreram em consequência do novo coronavírus, integrantes do grupo de risco, além de profissionais da área da saúde. Para ela, diante de tantas incertezas e de uma doença nova, qualquer trabalho que possa auxiliar alguém se torna uma ação humanitária.

 

– A incerteza do que estava por vir eu também vivi com a minha família, minha rotina mudou porque eu fiquei em isolamento, atendendo meus pacientes de forma on-line. Nesse período, eu não pensei duas vezes em ampliar esses atendimentos para ajudar outras pessoas. Era uma vontade que gritava dentro de mim. Me trouxe satisfação poder aliviar a dor do próximo – disse a psicóloga.

 

Soraia Cerqueira acrescentou que é fundamental o ser humano apurar olhar e se colocar no lugar do outro.

 

– As pessoas precisam se sentir incomodadas com a dor do próximo, com as situações, sair do lugar e oferecer auxílio, da forma que é possível para cada um. Atendi uma mulher que perdeu o emprego e ficou muito depressiva, então nós fizemos um movimento para doações de cestas básicas. Essa questão ultrapassa o trabalho psicológico, é humanitária – ressaltou a terapeuta.

 

Ao todo, 134 psicólogos foram voluntários na ação da Secretaria de Estado de Vitimados e 870 pessoas foram beneficiadas pelo serviço. De acordo com a SEVIT, cerca de dez mil sessões de terapia e consultas foram realizadas com foco na saúde mental no período de isolamento social. Os psicólogos foram homenageados pelo Governo do Estado, recebendo de maneira simbólica, certificados de reconhecimento.

 

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA