Ceperj lança curso sobre uso responsável das Tecnologias da Informação
14 de outubro de 2020
A Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação Ceperj lançou o Curso de Uso Responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. O tema é de grande importância nos dias atuais, pois aborda aspectos relacionados à segurança durante a navegação na internet, tema central nos principais debates acerca da privacidade e da proteção dos dados de cada usuário.
Com dois módulos que abordam tópicos como Segurança da informação, Segurança do Computador, Confiabilidade, Confidencialidade, Segurança de Senhas e Redes Sociais, o curso aponta como deve ser nosso comportamento diante da enxurrada de informações que recebemos diariamente.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro, salienta que o novo cenário tem exigido atenção redobrada das equipes na solução de problemas e esforço na readequação de algumas áreas específicas para melhorar a qualidade dos serviços de TIC.
– Não há dúvidas de que a presença tecnológica no cotidiano operacional dos órgãos públicos está cada vez mais potencializada. Nós, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, estamos atentos ao desenvolvimento de novos métodos de trabalho, qualificando servidores, integrando as informações e disponibilizando-as nas nossas redes conforme exige a Lei da Transparência. Nosso objetivo é simplificar cada vez mais os processos e ampliar as informações para os cidadãos de forma objetiva e eficaz. Estamos atentos em evoluir cada vez mais o ambiente de TI, impulsionando a capacitação dos servidores e do crescimento do serviço público – concluiu a secretária.
As inscrições para a capacitação já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação Ceperj, no link Escola Virtual (https://escolavirtual.ceadceperj.com.br). Qualquer pessoa pode se inscrever. O curso é gratuito e 100% on-line. A carga horária é de 10 horas, e o certificado, emitido na própria plataforma.
Para o diretor da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Leonardo Mazzurana, é uma ótima oportunidade para entender as possíveis consequências de cada clique na Internet.
– Todos os dias entramos em inúmeros sites e redes sociais, disponibilizando informações pessoais que muitas vezes podem ser acessadas para objetivos que não são exatamente aqueles que gostaríamos. É importante que saibamos como agir em cada caso específico – disse Mazzurana.
Quem estiver disposto a investir em capacitação, a Ceperj também oferece, na mesma plataforma, o Curso Introdutório ao Teletrabalho e o Curso Introdução à Gestão do Comportamento nas Organizações. Ambos são gratuitos e abertos a qualquer profissional, seja servidor ou não.
Número de alunos capacitados aumentou
As capacitações a distância desenvolvidas pela Fundação têm trazido resultados importantes para a instituição. Apenas no primeiro semestre deste ano a Ceperj capacitou cerca de 3 mil alunos, resultado 87% superior ao mesmo período do ano passado.
E esse reconhecimento não vem apenas em números, mas também em qualidade. Um levantamento realizado pela Escola de Gestão e Políticas Públicas mostrou que a satisfação dos alunos e o desempenho da equipe técnica, diante do novo modelo de aulas a distância, também aumentaram.
De acordo com a pesquisa, 91,7% dos entrevistados se mostraram muito satisfeitos ou satisfeitos com o modelo adotado para promover a continuidade dos cursos. Quanto à adequação das disciplinas ao conteúdo on-line, o resultado foi muito satisfatório e satisfatório para 92,7% dos alunos.
Em relação ao próprio desempenho, os alunos demonstraram estar comprometidos com o aprendizado, já que 86,1% dos entrevistados responderam estar muito satisfeitos e satisfeitos com a própria atuação neste momento de pandemia.