Ceperj bate a marca de 11,2 mil servidores capacitados em 2020
8 de janeiro de 2021
A Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP) da Fundação Ceperj superou as expectativas em relação à capacitação de servidores nos últimos 12 meses. De janeiro a outubro do ano passado, a instituição registrou 11.254 capacitados nas ações promovidas ao longo do ano. Mais de 10 mil apenas pelos cursos de Ensino a Distância (EaD).
Os dados acompanham uma realidade comprovada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes): o crescimento do ensino a distância no país. De acordo com a Abmes, em 2020 as matrículas em cursos EaD no Brasil registraram a marca de 1,66 milhão.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas na educação a distância teve um salto de 192% ao longo de dez anos no Brasil. Os dados mostram que o país já oferta mais vagas em cursos EaD do que em cursos presenciais.
Para o presidente da Ceperj, Gabriel Lopes, não é possível pensar numa gestão diferenciada para o estado sem que se tenha um investimento permanente em formação.
– Tínhamos a meta de capacitar 10 mil alunos ao longo de 2020, e esse resultado mostra que a modernidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento. Quem não se atualiza fica para trás. Investimos em ampliar nosso portfólio de cursos e na modernização de nossa plataforma, e o resultado está aí. A junção entre tecnologia e qualidade é o que suprirá as demandas do nosso estado em formação continuada. A qualidade total, a globalização, a parceria, a informática e toda a tecnologia moderna são desafios presentes na prática pedagógica.
Leonardo Mazzurana, diretor da EGPP, destaca que os resultados têm relação direta com a liderança adaptativa praticada por toda a equipe.
– Ao superarmos desafios impostos pelas constantes transformações na gestão pública, em especial pela pandemia, produzimos abordagens inovadoras, como o incremento de nosso centro de educação a distância, e a adoção de múltiplas estratégias para garantir de modo virtual a continuidade de nossas capacitações e especializações.