Rafael Fonteles destaca avanços na digitalização, segurança, educação e agricultura familiar em entrevista nesta terça (28)
Durante entrevista concedida a uma emissora de televisão nacional, na tarde desta terça-feira (28), em São Paulo, o governador Rafael Fonteles destacou os principais marcos da sua gestão, iniciada em 2023, com ênfase nos avanços na transformação digital, na segurança e educação públicas, além do fortalecimento da agricultura familiar.
Rafael Fonteles lembrou que iniciou o governo com o compromisso de tornar o Piauí o estado mais digital do país, meta já alcançada e atestada. O Piauí conquistou o troféu do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025, entregue durante a 52ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), o maior evento do setor no país, realizado em agosto deste ano, em Brasília (DF). O estado obteve pontuação máxima em todas as categorias e garantiu o primeiro lugar no ranking geral.
“Temos a melhor oferta de serviços públicos digitais. Isso porque acreditamos que a transformação digital propicia fazer mais com menos. Investimos muito em várias ferramentas inovadoras que hoje são modelos para o Brasil, como o nosso protocolo de recuperação de celulares e o Piauí Saúde Digital, que já fez mais de um milhão de atendimentos”, afirmou o governador.
Na área da educação, Rafael Fonteles ressaltou que todas as escolas públicas estaduais do Piauí já funcionam em tempo integral e oferecem ensino técnico, ampliando as chances de inserção profissional dos estudantes. O estado também se tornou pioneiro ao incluir Inteligência Artificial como disciplina obrigatória no ensino médio.
O governador explicou que, apesar dos altos investimentos nacionais em educação, os resultados ainda estão aquém do esperado. “Os estados são obrigados a investir pelo menos 25% do orçamento em educação, mas a média de desempenho dos alunos ainda é ruim. O que estamos fazendo para melhorar isso é estruturando as escolas, alocando mais recursos (mais de R$ 2 bilhões), capacitando e formando professores para lecionar IA e usando boas plataformas para aprimorar a prática em sala de aula”, explicou.
Outro ponto destacado na entrevista foi o investimento de R$ 1 bilhão na agricultura familiar, voltado para fortalecer o setor e gerar mais oportunidades no campo. “O Piauí é o estado mais rural do Brasil, com 32% da população vivendo na zona rural. Fizemos um planejamento para levar tecnologia, regularização fundiária e assistência técnica rural ao pequeno agricultor”, afirmou.
O governador lembrou ainda que o estado tem mais de 1 milhão de pessoas vivendo da agricultura familiar e que o objetivo do governo é valorizar essa população com políticas que ampliem a renda e a sustentabilidade no campo.
“A agroindústria, os frigoríficos e as algodoeiras estão se espalhando pela região do Matopiba (área que abrange o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), mas ainda são muitas as famílias que vivem da agricultura familiar. Queremos que o pequeno produtor tenha acesso a técnicas de manejo, apoio técnico e valorização do seu trabalho, gerando oportunidades para o maior número possível de famílias”, concluiu.
