Programa do Governo de SP que leva educação jurídica às escolas é finalista do Prêmio Innovare 2025
A Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, esteve nesta quarta-feira (22) na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, no bairro do Moinho Velho, zona sul da capital, para contar uma novidade aos estudantes, professores e diretores: a indicação do programa Procurando Saber como finalista do Prêmio Innovare 2025. A unidade escolar foi um dos locais que recebeu o programa no último ano.
Criado pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP), em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), o Procurando Saber é uma iniciativa inovadora e totalmente voluntária que leva procuradores do Estado para dentro das salas de aula da rede pública. Com uma abordagem acessível, por meio de jogos, dinâmicas lúdicas e bate-papos, o programa estimula o pensamento crítico dos jovens e os aproxima do funcionamento do Sistema de Justiça.
Finalista da 22ª edição do Prêmio Innovare — que identifica, divulga e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil —, o programa paulista se destacou entre 702 iniciativas avaliadas por consultores do Innovare e do Datafolha. Todas as práticas deferidas nesta edição do Prêmio serão incluídas, no primeiro semestre de 2026, no Banco de Práticas do Instituto Innovare.
Durante a visita, Inês Coimbra destacou a importância da troca proporcionada pelo programa. “É uma experiência transformadora para todos os envolvidos. Os alunos ampliam horizontes, passam a enxergar o Sistema de Justiça de forma mais próxima e descobrem novas formas de participação cidadã. E nós, procuradores, temos uma oportunidade valiosa de reforçar nossa sensibilidade social e compreender mais profundamente o impacto das políticas públicas que defendemos nos tribunais”, afirmou.
Segundo Inês Coimbra, em 2026 o Procurando Saber vai chegar à Fundação Casa, que já recebeu um projeto-piloto com a participação de 15 jovens. Além da SEDUC, o programa também contará com parceria da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (SEMIL), para aulas com foco na educação ambiental de jovens da rede estadual de ensino.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 3 de dezembro, às 11h, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
