Compartilhar

Procurador-Geral de Justiça do MPES reforça compromisso de enfrentamento à violência política de gênero

Publicado em: 11/11/2025 18:13

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Francisco Martínez Berdeal, participou nesta segunda-feira (10/11) do Seminário “Atuação do Ministério Público no Enfrentamento à Violência Política de Gênero”, promovido pela Corregedoria Nacional do Ministério Público, vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e pela Procuradoria-Geral Eleitoral, em Brasília.

Berdeal, que também preside o Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE), que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), compôs a mesa de abertura do evento e destacou a importância do tema.

“Há poucos dias validamos o nosso Planejamento Estratégico dos coordenadores eleitorais para os próximos anos. Dentro desse planejamento, está prevista a realização de ações integradas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero. O Ministério Público tem a missão constitucional de defender o regime democrático, e um regime democrático passa, necessariamente, por eleições íntegras”, ressaltou o PGJ do MPES.

O Procurador-Geral de Justiça também enfatizou que todos os esforços são essenciais para a proteção da democracia e dos interesses sociais e individuais indisponíveis da sociedade.

“A violência de gênero é algo que precisamos combater diariamente, assim como o assédio eleitoral, que é outro ponto de integração entre os Ministérios Públicos. Estamos trabalhando juntos, apoiando todas essas iniciativas. Desejo que possamos seguir em cooperação com os Ministérios Públicos Estaduais, em um trabalho conjunto entre o Ministério Público Eleitoral, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Militar”, destacou.

Seminário

O seminário teve como objetivo fortalecer a atuação do Ministério Público no enfrentamento à violência política de gênero, ampliando o debate sobre políticas institucionais e ações conjuntas voltadas à proteção das mulheres no espaço político.

Durante o evento, foram realizados painéis e debates sobre a atuação do Ministério Público brasileiro, as contribuições da sociedade civil e a análise de casos práticos, com foco em experiências exitosas, ações civis e eleitorais, além dos desafios enfrentados no combate à violência política de gênero.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do ES

Faça um comentário