Presidente do TJDFT recebe secretários para discutir melhorias no sistema prisional do DF
O corregedor de Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, e a juíza da Vara de Execuções Penais, Leila Cury, também participaram dos debates. Os juízes auxiliares da Presidência, Eduardo Rosas e Francisco Oliveira, o juiz auxiliar da Corregedoria, João Marcos Guimarães Silva, e a juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Marília Guedes, estiveram presentes.
Durante o encontro, foram debatidas propostas voltadas para melhoria das condições e da gestão do sistema prisional. O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) chegou a acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol-DF) para a retomada das atividades regulares nos presídios. A proposta será apreciada pela categoria ainda nesta tarde.
Com o avanço das negociações, a expectativa é de que sejam normalizados os calendários de visitas, os atendimentos a advogados(as), o recambiamentos e a escoltas para audiências judiciais. O secretário de Administração Penitenciária informou que já está sendo elaborado cronograma para reposição das atividades que foram suspensas.
Ao final da reunião, magistrados e secretários reafirmaram o compromisso de seguir atuando, dentro de suas competências, para garantir o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade e promover melhorias contínuas no sistema prisional do DF.
