Prêmio Nestor Nascimento, iniciativa da Aleam, recebe 31 inscrições em sua 7ª edição
Publicado em: 22/10/2025 17:50
A 7ª edição do Prêmio Nestor Nascimento, promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por meio da Escola do Legislativo, recebeu 31 inscrições para concorrer às sete categorias previstas em edital. A premiação reconhece e divulga trabalhos voltados à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo no Amazonas.
A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 7 de novembro, no auditório João Bosco, durante o mês da Consciência Negra. A ação é realizada pela Escola do Legislativo, por meio do programa Educando pela Cultura, e tem como objetivo valorizar iniciativas individuais e coletivas que contribuem para a equidade racial no estado.
O período de inscrições e indicações foi encerrado em 17 de outubro. Os vencedores serão definidos por uma comissão avaliadora formada por especialistas em políticas afirmativas de igualdade racial, e o resultado final será divulgado no dia 31 de outubro.
Idealizadora e coordenadora da premiação, a pedagoga Jacy Braga destacou o crescimento no número de participantes como um reflexo da credibilidade do prêmio.
“Ano passado tivemos 14 inscritos e, neste ano, foram 31 pessoas. Isso comprova a confiança na lisura do processo e o reconhecimento da importância do prêmio. É uma grande satisfação integrar este programa da Escola do Legislativo, que dá visibilidade à pauta da igualdade racial. Novamente, temos participantes também do interior do estado”, afirmou.
Sobre o Prêmio
Instituído pela Resolução Legislativa nº 914, de 13 de julho de 2022, o Prêmio Nestor Nascimento homenageia personalidades e organizações com atuação relevante na promoção da igualdade racial no Amazonas.
A honraria leva o nome de Nestor José Soeiro do Nascimento, advogado, jornalista, militante do movimento negro e sócio-fundador da Escola de Samba Vitória-Régia, reconhecido por sua luta em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos.
Fonte: Agência de Notícias do Estado do AM