Centro de Desenvolvimento Tecnológico na cidade terá investimento de R$ 500 milhões. Foto: Alexandre Macieira / Riotur
A Prefeitura do Rio anunciou, na terça (4/11), com a empresa Uber a criação de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico na cidade, com investimento de R$ 500 milhões e a abertura de 200 novas vagas para profissionais de tecnologia ao longo de cinco anos. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, no complexo Museu de Arte Moderna (MAM)/Vivo Rio.
– Essa é uma grande notícia para a cidade. A Uber está dando uma demonstração de enorme carinho com o Rio de Janeiro com o anúncio da construção de um centro de tecnologia num grande investimento nos próximos cinco anos. Isso vai possibilitar termos 200 empregos de muita qualidade na cidade. Trabalhamos para trazer investimentos para o Rio, aqui é o melhor lugar do Brasil para se desenvolver, inovar, e a Uber tem a ver com isso –, afirmou Eduardo Paes.
A iniciativa está alinhada à agenda de inovação que vem sendo promovida pela Prefeitura do Rio e posiciona a Uber como parceira de longo prazo no desenvolvimento econômico e na transformação digital da cidade. A operação está prevista para iniciar em 2026.
– Estamos fazendo mais um grande anúncio, trazendo oportunidades qualificadas para a cidade. Uma empresa como a Uber, crescendo a sua mão-de-obra especializada de desenvolvedores e engenheiros, na cidade do Rio. Então, ter mais essa vertente significa que estamos conseguindo trazer de volta os empregos qualificados para a cidade -, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
Para este novo centro, a Uber prevê o desenvolvimento de parcerias com universidades locais e centros de pesquisa para formação e atração de talentos e projetos conjuntos de capacitação técnica. Os profissionais contratados no Rio atuarão em projetos de tecnologia para a plataforma global da Uber, com entregas que atendem usuários e parceiros no mundo inteiro.
– Este investimento reforça o papel do Brasil no mapa global de tecnologia da Uber. O Tech Center do Rio complementa São Paulo e amplia nossa capacidade de atrair e desenvolver profissionais altamente qualificados –, declarou a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna.
O trabalho abrangerá desde o desenvolvimento de funcionalidades de produto até engenharia de back-end e dados, além de experiências do usuário e ferramentas internas. Em um contexto em que a inteligência artificial redefine o ciclo de desenvolvimento, o novo centro reunirá equipes de engenharia de software, plataformas e infraestrutura de dados, experiência do usuário e pesquisa e desenvolvimento em IA aplicada, com foco em soluções escaláveis e de impacto global.