A tarde deste domingo (13) prossegue com muitas nuvens, aberturas de sol e chuvas rápidas em pontos isolados da Capital e Grande São Paulo. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura, os termômetros apontam 30°C na Mooca, na Zona Leste, e 26°C em Engenheiro Marsilac, no extremo da Zona Sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 53% e 69%.
Hoje a média da temperatura máxima alcançou os 29,3°C e os menores percentuais de umidade se aproximaram dos 50%.
Nas próximas horas, o calor e a grande disponibilidade de umidade favorecem a formação de áreas de instabilidade, que provocam chuvas em forma de pancadas isoladas, com moderada a forte intensidade. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.
Tendência para os próximos dias
A segunda-feira (14) terá sol entre muitas nuvens e rápida elevação da temperatura. Entre a tarde e a noite, o calor e a aproximação de uma frente fria geram nuvens carregadas, que provocam chuva em forma de pancadas com trovoadas. Há potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.
Na terça-feira (15), muitas nuvens e tempo instável. As precipitações acontecem com períodos de melhoria, entretanto, as mais significativas estão previstas para a tarde e o início da noite. Devido ao solo encharcado há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos nas áreas de risco. Os termômetros oscilam entre 19°C e 27°C.