InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOSão Paulo participa da Cúpula virtual da rede Mercocidades

São Paulo participa da Cúpula virtual da rede Mercocidades


A Prefeitura de São Paulo participou da XXV Cúpula de Mercocidades, realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro na Argentina. Com o objetivo de fortalecer as relações entre as cidades latino-americanas, o encontro ocorreu pela primeira vez de forma virtual e teve a participação de representantes dos governos locais.

Durante a videoconferência, os participantes dialogaram sobre uma agenda conjunta de integração regional e os objetivos da rede para o próximo ano. A cúpula anual teve como tema a formação de uma aliança entre as diversas regiões metropolitanas para a construção de territórios mais justos, igualitários e sustentáveis.

O encontro também contou com o lançamento da 7ª edição da Revista Rampa, que divulga as boas práticas direcionadas às pessoas com deficiência. Nesta nova edição, a cidade de São Paulo é um dos destaques nas ações para a acessibilidade, com a inclusão do aplicativo de interpretação em libras para as pessoas com deficiência desenvolvido pela Prefeitura, que tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços públicos e emergenciais, além de informações sobre a prevenção da Covid-19.

Na assembleia, as cidades argentinas tiveram protagonismo: Tandil assumiu a presidência para o período de 2020-2021 e Esteban Echeverría foi eleita para a presidência de 2021-2022. A pedido da cidade de São Paulo, a rede publicou uma homenagem à socióloga chilena Oriana Jara, que faleceu em 2 dezembro. Oriana morava em São Paulo e foi uma referência internacional na luta pelos direitos humanos.

 

Cidadania sem fronteiras

Fundada em 1995, a rede Mercocidades é formada por 359 cidades-membro dos seguintes países latino-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. A rede tem como objetivo promover a participação dos municípios no processo de integração regional e fortalecimento da cooperação sul-sul, construindo uma cidadania participativa e sem fronteiras.

A cidade de São Paulo é membro desde 1998 e hoje participa ativamente do Grupo de Deficiência e Inclusão, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), e integra o Conselho da rede. Além disso, a capital paulista também foi representada nas reuniões das Unidades Temáticas de “Planejamento Estratégico e Áreas Metropolitanas”, “Acessibilidade e Inclusão” e “Gênero” da Assembleia Geral.

Neste 2020, Mercocidades completou 25 anos e publicou uma carta para celebrar a trajetória da rede e apresentar as ações e compromissos para os próximos anos. Clique aqui para acessar a nota conceitual.

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA