A Prefeitura de São Paulo está efetuando gradualmente a troca de iluminação nas vias do Itaim Paulista e Vila Curuçá, na Zona Leste, que agora têm a tecnologia LED. As instalações estão sendo feitas pelo Departamento de Iluminação Pública da Cidade de São Paulo (Ilume), com o apoio da Subprefeitura Itaim Paulista.
“A iluminação em LED é, evidentemente, melhor, pois aumenta a segurança, além de menor consumo de energia e maior tempo de duração”, explica o subprefeito do Itaim Paulista, Gilmar Souza Santos.
Dados da Prefeitura mostram que, desde agosto de 2019, até o mês de abril deste ano, foram 26.972 pontos de modernização e ampliação da iluminação pública na cidade de São Paulo.
O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a troca de iluminação da cidade foi retomado em agosto de 2019 e prevê, entre outras intervenções, a modernização/eficientização de toda a iluminação pública para LED, ampliação e manutenção da rede.
O contrato tem a vigência de 20 anos. Toda essa modernização faz parte do contrato vigente. Os locais foram definidos a partir dos índices de criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
O Ilume, junto ao consórcio Ilumina SP, responsável pelo contrato, têm mapeado os pontos para ampliação e modernização na cidade. O plano de operação prevê que toda a rede de iluminação seja modernizada em até 5 anos.