A Prefeitura de São Paulo disponibilizará à população o Programa Mãe Paulistana Creche, uma ação Intersecretarial da Saúde e da Educação, que tem o objetivo de garantir vagas em creches às crianças cujas mães cumpram adequadamente o pré-natal, concluindo 7 consultas ou mais, a realização de exames laboratoriais, ultrassonografias e testes rápidos para Sífilis e HIV.
No acompanhamento das consultas do pré-natal, as gestantes poderão manifestar interesse na vaga de creche até o 4º mês de gestação e terão a vaga garantida, caso compareçam regularmente às consultas de acompanhamento gestacional.
Para garantir a vaga, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta o funcionamento do programa, colhe as informações e as repassa para a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizar o pré-cadastro no sistema Escola Online (EOL) e planejar a garantia da vaga.
Após o nascimento do bebê, também é preciso realizar a consulta de puerpério e a primeira consulta do recém-nascido. O agendamento ocorre no momento da alta hospitalar da gestante.
Para iniciar o acompanhamento pelo Mãe Paulistana a gestante deve procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista.