A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, está reformando a galeria de águas pluviais da Rua Brigadeiro Tobias, entre a Rua Mauá e a Avenida Washington Luís, na região central. A Subprefeitura Sé construiu 150 metros lineares de galeria e com a finalização da obra, prevista para este mês, irá sanar os problemas de alagamento enfrentados pelos moradores e comerciantes da área.
Também foram construídos poços de visitas (PV) para facilitar a manutenção e a microdrenagem.
“Vamos refazer aproximadamente 150 metros de extensão de rede de galeria. Esse trecho tem ligação com a galeria principal, que desce pela Rua Mauá, sentido Cantareira”, explicou Donizete Rocha, encarregado da Subprefeitura Sé.
“Aqui era uma área com muitos alagamentos. Com a realização dessa obra não teremos mais esse problema”, disse Antônio Morales, dono de um estabelecimento na região.
As solicitações para este e outros serviços podem ser feitas pelos canais da Central SP156.
Subprefeituras
Desde 2002, com a aprovação da lei 13.399, a cidade de São Paulo passou a contar com as subprefeituras.
As 32 Subprefeituras são “pequenos municípios” e têm o papel de receber pedidos e reclamações da população, e solucionar os problemas apontados, criando um canal mais próximo da administração municipal com a população de cada região. Elas cuidam da manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outras responsabilidades.