A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura São Mateus, está intensificando as ações de fiscalização de veículos abandonados na região. Os veículos estão sendo adesivados para posterior recolhimento na Avenida Salvador Jorge Velho, esquina com a Avenida Sapopemba, no Jardim Vera Cruz e na Avenida Arraias do Araguaia, na Vila Nova York.
Se não forem retirados pelos proprietários, os veículos serão levados para o depósito de carcaças da subprefeitura ou para o pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A partir de cinco dias após a adesivagem, a subprefeitura já pode recolher o carro, se este encontrar-se exatamente no mesmo lugar. Na Sapopemba, esses veículos e sucata estão nas laterais e em cima da praça, junto com pneus usados, muito entulho e sujeira. Na Arraias, se espalham por alguns pontos. A Subprefeitura São Mateus tem intensificado esse tipo de fiscalização, como mais uma das medidas para evitar o alastramento do novo coronavírus na região.
O abandono de veículos em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa no valor de R$ 16.003,53. Além disso, o responsável que pretenda, depois da remoção reaver o veículo, deve arcar com os custos de guincho, variáveis conforme o tipo do automóvel e a distância entre o pátio e a subprefeitura, além de pagar pelo equipamento utilizado para o procedimento e pelo trabalho da equipe.
O proprietário também paga pela estadia do veículo no pátio. Passados 90 (noventa) dias da data da remoção, sem que o proprietário providencie a retirada, o bem será levado a leilão, realizado periodicamente pela subprefeitura, mediante publicação de edital.
Além de ocupar o espaço público e deteriorar o ambiente, esses veículos abandonados juntam sujeira, atraem insetos e animais indesejados, que podem transmitir doenças a quem mora ou transita nas proximidades. Essa irregularidade pode ser denunciada pelo telefone 156 ou pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/.