A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), intensificou os serviços de zeladoria na Zona Leste da cidade. Uma das ações foi a operação tapa-buraco. De janeiro a junho foram realizados mais de 16.435 serviços nessa área.
De acordo com Dan Moreno de Paula, técnico de edificações, antes de um buraco ser vedado é feita uma análise no local, com base na reclamação recebida. “Utilizamos uma serra para demarcar a área e um martelete, para facilitar a retirada do material com a retroescavadeira. Depois da limpeza, a equipe coloca cola e massa asfáltica. Para finalizar, a massa é nivelada e o rolo compressor deixa o material liso”, afirma.
No mesmo período, mais de 300.267m de córregos foram limpos, retirando aproximadamente 53 mil toneladas de dejetos. Dos piscinões foram retiradas mais de 61 toneladas de detritos. O objetivo da ação é reduzir as áreas de alagamento na região.
Na área da jardinagem, de janeiro a junho, foram mais de 25 mil árvores podadas. A intervenção acontece para evitar quedas e problemas com fiação e cercas elétricas, entrada de veículos e circulação de pedestres. Também foram realizados aproximadamente 23.076.225 m² de corte de grama.
Todos os serviços podem ser solicitados por meio da central 156, portal SP156 e/ou aplicativo disponível nas plataformas Android e IOS.
Subprefeituras
Desde 2002, com a aprovação da lei 13.399, a cidade de São Paulo passou a contar com as Subprefeituras.
As 32 Subprefeituras são “pequenos municípios” e têm o papel de receber pedidos e reclamações da população, e solucionar os problemas apontados, criando um canal mais próximo da administração municipal com a população de cada região. Elas cuidam da manutenção do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outras responsabilidades.