InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOPrefeitura entrega leitos para pacientes com covid-19 em hospital da Zona Norte

Prefeitura entrega leitos para pacientes com covid-19 em hospital da Zona Norte


.

O prefeito Bruno Covas fez a entrega, na tarde desta quinta-feira (25), de 20 dos 40 leitos exclusivos para pacientes convalescentes de covid-19, que necessitem de isolamento respiratório e social, no Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, no Jaçanã, Zona Norte. As outras duas dezenas de leitos serão entregues em cerca de dez dias.

A unidade hospitalar acolhe pacientes em situação de vulnerabilidade social que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e que foram encaminhados pela Rede Básica de Saúde. O Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II já tem 15 pacientes com covid-19 utilizando os novos leitos.

“Hoje entregamos 20 leitos para o Hospital Dom Pedro II e, nos próximos dias, entregaremos mais 20. Todos serão custeados pela JBS, pelos próximos três meses, por meio de uma doação para a Prefeitura de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas, durante a entrega dos novos leitos.

O investimento aportado pelo Prefeitura foi de R$ 1.380.000,00 para mudanças estruturais  e mobiliárias. A doação da empresa JBS foi no valor de R$ 3.400.000,00.

Sobre o Hospital

Fundado em 1885 na Rua da Glória, a unidade se chamava Hospital Geriátrico Dom Pedro II  e funcionava como abrigo. Recebia pessoas inválidas de todas as idades, abandonadas e com doenças crônicas. Em 1911 foi transferido para a Zona Norte e, em 2005, passou a se chamar Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II. Além de continuar abrigando a população de enfermos sem possibilidade de alta médica, passou a prestar assistência médica e multidisciplinar especializada em geriatria, além de ser pólo de ensino e pesquisa na mesma área.

Hoje tem capacidade para abrigar 225 pacientes e oferece serviço especializado em geriatria, cuidados prolongados e paliativos com atendimento médico e de enfermagem 24 horas, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, dentista, serviço social, psicologia e um ambulatório externo que oferece atendimento à comunidade local. O local também mantém atividade acadêmica, servindo como campo de estágio e pesquisa na área de geriatria/gerontologia. O hospital oferece, ainda, atividades religiosas semanais aos internados e à comunidade local.

O hospital tem capacidade para 450 leitos sendo que, no momento, 240 estão em operação (140 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e os outros cem pelo Governo do Estado).


Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA