O prefeito Bruno Covas entregou nesta sexta-feira, dia 7, a reforma da AMA/UBS Integrada Parque Anhanguera, localizada na Zona Norte da cidade. Os cinco meses de obras contemplaram mudanças estruturais como pintura, troca de piso, portas e batentes, manutenção da rede hidráulica e elétrica e implantação de comunicação tátil para pessoas com deficiência, entre outras melhorias. Além disso, a unidade ganhou mais cinco consultórios de atendimento, totalizando 15.
“Estamos hoje inaugurando esta obra, que é a primeira pronta com recursos do empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), um recurso de US$ 100 milhões que fui assinar em Washington, em abril do ano passado. Nós já inauguramos várias obras que entraram como a contrapartida do município em relação ao empréstimo porque, além dos $ 100 milhões do BID, temos também $ 100 milhões de dólares da Prefeitura”, declarou Bruno Covas.
A UBS Parque Anhanguera beneficia cerca de 30 mil moradores da região, por meio do atendimento no modelo Estratégia Saúde da Família. São atendidos cerca de 350 pacientes/dia. A reforma também viabilizou a ampliação da farmácia e da sala de odontologia com implantação de raio-X odontológico, unificação das recepções, implantação do fraldário e do necrotério, troca do telhado e de todo o piso do estacionamento, adequação das salas de emergência, curativo, medicação, observação, coleta e acolhimento, além da ampliação da copa para funcionários e revitalização da sala de raio-x. As melhorias irão promover um atendimento ainda mais adequado às demandas dos cidadãos.
“É um recurso importante, para que possamos melhorar o que é sempre uma das maiores reivindicações da população que é o investimento na área da saúde, que se mostrou ainda mais importante durante esta pandemia que a cidade enfrenta”, afirmou o prefeito .
A reforma da unidade, situada próxima ao bairro de Perus, faz parte do Programa de Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo (Projeto Avança Saúde São Paulo), que tem como objetivo principal melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade de serviços municipais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população da capital paulista. Parcialmente financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa possui mais de 40 obras em andamento na capital, sendo que 28 delas devem ser entregues ainda em 2020. Ao total, serão realizadas 150 obras entre reformas, ampliações e construções na área da saúde da Prefeitura.