A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou uma grande fase diagnóstica para saber o nível de aprendizado dos estudantes durante o período de isolamento social. Os alunos do 4º ao 9° ano do Ensino Fundamental têm até 22 de dezembro para fazer cinco provas que vão avaliar: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Ao todo, mais de 1,4 milhão de avaliações serão realizadas, todas 100% on-line. Alunos do Ensino Médio já foram avaliados.
Os estudantes terão acesso à plataforma do Sistema Educacional de Registro da Aprendizagem (SERAp), através do login (ra+7dígitos do código EOL) e senha (4 últimos dígitos do EOL). Os alunos podem entrar em contato com a escola caso não saibam o código EOL. Para os que não tiverem acesso à internet ou possibilidade de fazer os exames, as escolas estão abertas das 10h às 16h e poderão recebê-los para realização das provas no Laboratório de Educação Digital. Nesses casos é necessário entrar em contato com a unidade para orientação quanto agendamento.
Nesse primeiro momento serão avaliados os ciclos interdisciplinar (4º ao 6° ano) e autoral (do 7º ao 9º ano). Na volta das aulas presenciais, uma avaliação mais abrangente será realizada na rede, para crianças do 2° ao 9° ano. Para o 1º ano, alunos recém-promovidos da pré-escola, o instrumento de acompanhamento da aprendizagem será a sondagem.
A realização das avaliações é de extrema importância para os alunos e para a rede municipal de educação. A pasta adotou medidas conforme indicaram os Conselhos de Educação, de não reprovação. Dessa forma a prova é importante para saber quanto foi possível aprender durante as aulas on-line e para SME preparar programas de recuperação e reforço no próximo ano.
Não houve investimento para essa avaliação, todo o material usado teve como base o Trilhas de Aprendizagem.
Acessibilidade
Todas as provas do Ensino Fundamental contam com tradução para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e transcritas em áudio e audiodescrição para atendimento aos estudantes cegos.