InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOPrefeito Bruno Covas vistoria obras do piscinão do Córrego Paciência

Prefeito Bruno Covas vistoria obras do piscinão do Córrego Paciência


.

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vítor Aly, vistoriou nesta segunda-feira (3) as obras do piscinão do Córrego Paciência, na Zona Norte. Localizado na Avenida Jardim Japão, o reservatório começou a ser construído em agosto de 2019 e entrará em operação em dezembro deste ano. Quando estiver em funcionamento, o piscinão terá capacidade para armazenar 110 mil m³ de água, o equivalente a 44 piscinas olímpicas.

“Este piscinão vai beneficiar uma área onde hoje moram 150 mil famílias que convivem, todo ano, com a possibilidade de alagamento. Mas isso será resolvido com a inauguração do piscinão, a partir de dezembro deste ano. É uma obra de R$ 153 milhões que vai beneficiar toda a população da região”, disse o prefeito Bruno Covas.

As obras estão na fase de escavação do reservatório e de construção das paredes de diafragma (estruturas que dão forma ao piscinão). No local, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), também já está executando a canalização de um trecho de 120 metros do Córrego Paciência, junto ao piscinão.

O reservatório está em construção na área da antiga sede da Sociedade Amigos de Vila Constança (SAVIC). Como a estrutura será fechada, está prevista a reimplantação do campo de futebol da área de convivência e do playground da SAVIC. O prédio da nova sede já está em obras e também será entregue em dezembro.

O contrato para as obras de combate às enchentes na bacia do Córrego Paciência prevê, além da construção do piscinão, a canalização de 4,5 km do córrego, adequação do sistema viário no entorno das intervenções e implantação de novo paisagismo. Em 2019, foram finalizados 260 metros de canalização (entre a foz do Córrego Paciência e a Rodovia Fernão Dias). Os demais trechos aguardam desapropriações. O contrato tem valor de R$ 153,4 milhões e conta com recursos do governo federal.

Recorde na construção de piscinões

A atual administração municipal já entregou nove novos piscinões na cidade. Em 2017, foram entregues os piscinões Guamiranga, Aricanduva R6 e Cordeiro R1. Em 2019 foram concluídos o piscinão da Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, Tremembé R1 e R3 e mais dois reservatórios no entorno do Viaduto Aliomar Baleeiro, no Ipiranga. Neste ano já foi finalizado mais um piscinão, o Tremembé R5. Antes do início da atual administração, existiam 24 reservatórios.

 A Prefeitura entregará, ainda em 2020, os piscinões Aricanduva R3, R7 e R8, Lagoa Aliperti, além do Córrego Paciência, totalizando 14 novos piscinões até o final do governo. Em setembro de 2019 tiveram início as obras do piscinão do córrego Taboão, que deverá entrar em operação em maio de 2021.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA