Na última terça-feira (1), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, participou do evento online En Route to Cop26, realizado pela organização World Resources Institute (WRI) e demais parceiros. Com o objetivo de dialogar sobre a recuperação verde, o transporte sustentável e o clima, os participantes debateram sobre as estratégias dos governos para a recuperação econômica no pós-pandemia, os investimentos em transporte nas cidades para melhorar a saúde, a resiliência econômica e a ação climática, e as políticas da iniciativa privada para aumentar a produtividade e acessibilidade aos clientes e funcionários. O foco foi o debate sobre ações para zerar a emissão de carbono nas cidades.
Logo no início do painel, o CEO do WRI, Andrew Steer, apresentou um panorama sobre a recuperação e o transporte verdes em todo o mundo, destacando os caminhos que os governos devem fortalecer para mudanças reais no contexto da redução e corte da emissão de carbono, como o aproveitamento de dados e estatísticas, estímulos para deslocamentos de bicicleta e caminhadas, eletrificação da frota de transporte público, incluindo veículos escolares e de carga, e ênfase no transporte sob trilhos de pessoas e bens. Steer ressaltou ainda que atualmente os estímulos para os transportes cinzas são muito maiores do que para os transportes verdes, um alerta ao mundo para que as mudanças sejam melhores e mais eficazes.
Em sua fala, o prefeito Bruno Covas comentou sobre a transição da frota de ônibus na capital, que deve reduzir em 55,3% a emissão de gás carbônico em 10 anos, atingindo 100% em 20 anos. Também falou sobre os investimentos para requalificação das calçadas e a manutenção das ciclovias.
“Essas ações demostram o compromisso da Prefeitura de São Paulo com as gerações futuras, que poderão usufruir das mudanças que estão sendo feitas hoje”, comentou o prefeito. A fala foi destacada pelo moderador do evento, Ani Dasgupta, principalmente nas ações de renovação das calçadas em São Paulo, uma política de estímulo que proporciona o deslocamento seguro das pessoas na cidade, que também já havia sido citada por Steer, CEO do WRI.
O evento contou a participação do embaixador do Clima da França, Stéphane Crouzat, da prefeita de Freetown (Serra Leoa), Yvonne Aki-Sawyerr, e da co-diretora do Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Universidade de Columbia (EUA), Doutora Jacqueline Klopp. O painel “Recuperação e Transporte Verdes: o que é necessário e como fazer? “ foi mediado pelo diretor-global do WRI Ross Center of Sustainable Cities, Ani Dasgupta.
O En Route to COP26 é um evento de alto nível que busca auxiliar países, cidades e empresas em todo o mundo a impulsionar a ambição, a ação, o planejamento e a implementação do transporte de carbono zero. A videoconferência ocorre 12 meses antes da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP26), que foi adiada em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.