A manhã desta terça-feira se encerra com sol entre muitas nuvens e temperatura em elevação na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 18,6°C.
Nas próximas horas, a sensação será de tempo abafado. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e grande disponibilidade de umidade na atmosfera vai gerar áreas de instabilidade que provocam chuvas em forma de pancadas intermitentes. Há previsão de chuva forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Por conta do solo encharcado, é alto o potencial para formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco.
Hoje, a temperatura máxima se aproxima dos 28°C e os menores índices de umidade relativa do ar devem ficar em torno dos 50%.
Sol e calor nos próximos dias
A quarta-feira (30) terá sol entre nuvens e calor. Entre a tarde e o início da noite, áreas de instabilidade provocam chuva em forma de pancadas com até forte intensidade. Há potencial para formação de alagamentos, descargas elétricas e rajadas de vento. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
Na quinta-feira (31), o sol predomina entre nuvens e faz calor. Entre o fim da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria gera nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas e rajadas de vento. A última noite do ano promete tempo instável e chuvas intermitentes, inclusive na hora da virada. Os termômetros oscilam entre 20°C e 31°C.
Na sexta-feira, primeiro de janeiro, o sistema frontal mantém o tempo fechado e chuvoso e por conta disso, a temperatura não varia muito. As chuvas serão generalizadas, intermitentes e volumosas. Com isso, atenção, pois permanece elevado o potencial para formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra. Mínima de 20°C e máxima de 24°C.