A terça-feira (01/12) começou com muitas nuvens e termômetros em média na casa dos 20°C na cidade de São Paulo. O quadro atmosférico de hoje é muito semelhante aos temporais que ocorreram na última segunda-feira (30) de novembro. A combinação de calor com a alta umidade disponível na atmosfera deve gerar áreas de instabilidade com a ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir do início da tarde. Além disso, as precipitações serão reforçadas em função do deslocamento de uma frente fria pelo oceano na altura do litoral paulista.
As pancadas de chuva devem vir acompanhadas de trovoadas, descargas atmosféricas (raios), queda de granizo, o que eleva substancialmente a condição para a formação de alagamentos intransitáveis, quedas de árvores e transbordamento de córregos e rios que que entrecortam a Região Metropolitana e capital. A temperatura máxima hoje deve atingir os 28°C e os menores índices de umidade do ar em torno dos 42%
Tendência para os próximos dias:
As últimas simulações dos modelos de previsão seguem indicando que a semana deve transcorrer com temporais localizados sobre o estado paulista, o que inclui a capital e Região Metropolitana. Essa condição eleva o potencial para escorregamentos de encostas em áreas de risco.
Na quarta-feira (02) o cenário atmosférico não muda. Madrugada com céu nublado e termômetros em torno dos 20°C, gerando sensação de abafamento. A partir da tarde retornam as condições para a ocorrência de novos temporais sobre a Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. São esperadas chuvas com até forte intensidade, que virão acompanhadas de trovoadas, raios e eventualmente rajadas de vento e queda de granizo. A temperatura máxima atinge os 28°C e os percentuais mínimos de umidade se mantêm acima dos 47%.
A quinta-feira (03) segue o padrão dos dias anteriores. Madrugada ainda quente com termômetros na casa dos 20°C e amanhecer com sol entre muitas nuvens. A temperatura máxima se eleva um pouco mais ao longo do dia e se aproxima dos 30°C nas horas de maior aquecimento, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 40% e 90%. As pancadas de chuva retornam entre a tarde e à noite com intensidade moderada a forte aumentando ainda mais o risco de novos alagamentos e escorregamentos de terra em decorrência do solo encharcado pelas chuvas no decorrer da semana.