Mesmo com aulas à distância e isolamento social decorrentes da pandemia da covid-19, estudantes gremistas de 367 escolas municipais de São Paulo continuam atuando ativamente em suas comunidades. Os alunos elaboram materiais orientadores, atividades e lives, coordenados por seus educadores e apoiados pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais e Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral – COCEU.
Entre as ações realizadas está a proposta dos estudantes do Grêmio Estudantil do Centro Educacional Unificado (CEU) EMEF Água Azul da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, que criaram tutoriais para ensinar seus colegas a mexerem no Google Sala de Aula, ensinando também como postar atividades no aplicativo. Estes jovens ainda desenharam e criaram o logotipo da unidade escolar, colocando o mesmo para votação na página oficinal da escola. Além disso, produziram vídeos de incentivo para os professores e os demais estudantes da unidade, representando a força da escola e a voz de todos os alunos do CEU.
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jairo de Almeida da DRE Pirituba/Jaraguá, supervisionados por educadores da unidade, também entraram na luta contra o coronavírus, criando grupos de WhatsApp para alertar as pessoas sobre o perigo da Covid 19, bem como as consequências das fake news. O trabalho foi articulado entre os estudantes do Projeto Imprensa Jovem e do Grêmio Estudantil, por meio de ilustrações de personagens de HQ e criação de mensagens claras, objetivas e verdadeiras, com a intenção de conscientizar a população dos cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação pelo novo vírus.
Além destes, outro trabalho que vem ganhando atenção é a atuação dos estudantes gremistas e seus educadores na rede social da EMEF Raul Pilla, pertencente à DRE São Miguel Paulista. São postadas lives para aproximação com a comunidade escolar, objetivando esclarecer dúvidas sobre o uso das plataformas virtuais por meio da real interação entre estudantes que já dominam o manuseio e exploração das plataformas e seus colegas, bem como seus pais, que estão encontrando dificuldades durante o processo. A partir dos comentários lançados durante as lives, a Unidade Educacional realiza os encaminhamentos necessários, visando amparar seus seguidores, apresentando alternativas para as dificuldades apresentadas. Vídeos produzidos pelos representantes dos Grêmios Estudantis também estão sendo postados para trazer alento e esperança ao público, orientando que as pessoas fiquem em casa.
“As atividades apresentadas simbolizam apenas algumas ideias do que está acontecendo na RME e reforçam a importância para a promoção de atividades que propiciem a democracia participativa e cidadania ativa, visando o bem-estar físico, mental e social, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da cultura de paz e não violência”, destacou Rogério Gonçalves, diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais.
Live
Em 4 junho, dois estudantes gremistas, Júlia Fernandes, da EMEF Henrique Souza Filho Henfil e Francisco Lucas Freire Almeida, do CEU EMEF Água Azul participaram de um bate-papo com os professores Rogério Gonçalves da Silva e com Gabriel Medina de Toledo, que atuam na mobilização dos alunos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A conversa foi transmitida ao vivo no Facebook da Secretaria Municipal de Educação e teve audiência de cerca de 500 pessoas simultaneamente. Assista.
Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais – Faz parte da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral – COCEU, e atua com o objetivo de desenvolver políticas públicas integradas com vistas à melhoria das aprendizagens relacionadas à Educação em Direitos Humanos (EDH), Democracia Participativa, Cidadania Ativa, Promoção da Saúde e Bem-Estar Físico, Mental e Social, na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável e da Cultura de paz e não violência.