As camisinhas distribuídas gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), agora também podem ser encontradas em três estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): Guaianases, da Linha 11-Coral, São Miguel Paulista e Jardim Helena – Vila Mara, da Linha 12-Safira, todas localizadas na Zona Leste da capital paulista.
Um display, com capacidade de mais de 14 mil preservativos, foi instalado em cada uma das paradas de trem. O objetivo é ampliar o acesso a esses insumos de prevenção, conforme explicou a coordenadora do PM DST/Aids, Cristina Abbate. “Para além das unidades de saúde, também disponibilizamos as camisinhas nos terminais de ônibus municipais, em estações do metrô, em estabelecimentos de entretenimento adulto e em ações de campo. Tudo isso para que a prevenção ao HIV e às outras infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, esteja onde as pessoas estão”.
A disponibilização das camisinhas na CPTM acontece depois do sucesso da oferta dos preservativos nas 36 estações do metrô. A parceria começou em abril de 2018, quando a estação República, da linha 4-Amarela, deu início ao projeto piloto. Desde então, os preservativos já chegaram a todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, bem como em nove paradas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Nesses dois anos e meio de parceria, mais de 23 milhões de camisinhas já foram distribuídas, das quais quase seis milhões só em 2020.
Confira abaixo a linha do tempo das camisinhas no sistema metroferroviário de São Paulo:
ABRIL/2018: Início da parceria, com a disponibilização das camisinhas na estação República da linha 4-Amarela.
MAIO/2018: Expansão para as estações Pinheiros e Butantã da linha 4-Amarela.
AGOSTO/2018: Expansão para as estações Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho da linha 4-Amarela. Neste mesmo mês, houve a implantação dos dispensadores em 12 estações da Linha 5-Lilás (Capão Redondo até Moema – Campo Belo ainda não estava aberta).
OUTUBRO/2018: Os displays de preservativos chegaram à Paulista, Faria Lima e Oscar Freire, da linha 4-Amarela, e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás.
DEZEMBRO/2018: Estação São Paulo-Morumbi, da linha 4-Amarela, completou a lista de todas as paradas da linha com camisinha. Em alusão à campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids, a estação República, da linha 3-Vermelha do metrô, recebeu um display, que permanece até hoje.
MAIO/2019: Estação Campo Belo, da linha 5-Lilás, completou a lista de todas as paradas da linha com camisinha.
JULHO/2019: Camisinhas chegam a sete estações das linhas administradas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô): Jabaquara, Tucuruvi, Paraíso, Consolação, Tamanduateí, Brás e Tatuapé.
Leia mais:
Prefeitura distribuiu mais de 20 milhões de camisinhas em dois anos de parceria com o metrô
Distribuição de camisinhas no metrô completa 1 ano com mais de 6 milhões de unidades ofertadas
Saúde distribuiu 4 milhões de camisinhas no metrô de São Paulo em 2018
Linha 5-Lilás do Metrô disponibilizará camisinhas gratuitas a partir desta terça-feira (21)