InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOCometa Neowise, considerado o mais brilhante dos últimos sete anos, poderá ser...

Cometa Neowise, considerado o mais brilhante dos últimos sete anos, poderá ser visto por telescópio


.

O famoso Neowise, terceiro cometa descoberto em 2020 e o mais brilhante dos últimos sete anos, alcançará o ponto mais próximo da Terra nesta quinta-feira (23). Oficialmente chamado de C/2020 F3, o cometa foi detectado pela primeira vez pelo telescópio espacial da Nasa, que coincidentemente possui o mesmo nome, Neowise, em 27 de março. 

A má notícia é que a visualização a olho nu é possível apenas no hemisfério Norte. O fenômeno será menos aparente no hemisfério Sul e precisará de ajuda de telescópio para ser visto.

Segundo o diretor dos planetários de São Paulo, João Fonseca, o cometa já está visível no hemisfério Norte há um mês e meio, e o hemisfério Sul conseguirá observar o episódio nos próximos dias. “Conforme se afasta do Sol, fica menos brilhante. Então, agora está bem mais fraco. Ele chegou em uma magnitude que é quase das estrelas mais brilhantes do céu”, diz João Fonseca.

O diretor complementa que quando Neowise estiver na altura de São Paulo, sua magnitude já estará quase no limite de observação a olho nu, impossibilitando uma ampla visão.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA