A Prefeitura, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que entre 7h de terça-feira (1º) e 7h desta quarta-feira (2) foram registradas dez ocorrências de furtos de cabos e equipamentos semafóricos em cruzamentos da região central e zonas Leste e Sul da cidade. Ao todo, foram levados 565 m de cabos de energia e placas de controlador.
Os cruzamentos afetados são os seguintes:
Av. Pires do Rio x Vd. Cassiano Gabus Mendes – furto de 80 m de cabos;
Av. Brig. Luís Antônio x R. Maria Paula – furto de 20 m de cabos;
R. Solon x R. Gal. Flores – furto de 150 m de cabos;
Al. Glete x R. Br. de Campinas – furto de 80 m de cabos;
Av. Gal. Penha Brasil, 920 – furto de 40 m de cabos;
Av. Souza Ramos, 100 – furto de 60 m de cabos;
Av. Condessa Rosália Ianini x Rua José Antunes Cerdeira – furto de placas de controlador;
Rua Tutóia x Rua Thomas Carvalhal – furto de 50 m de cabos;
Rua Américo Salvador Novelli x Rua Ken Sugaya – furto de 45 m de cabos;
Av Jacú Pêssego x Rua São Teodoro – furto de 40 m de cabos.
Os furtos e o vandalismo de equipamentos semafóricos colocam em risco a vida de motoristas e passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Por isso, as equipes de manutenção da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já trabalham no conserto e substituição dos equipamentos para restabelecer o funcionamento o mais brevemente possível.
Para minimizar o volume das ocorrências, a CET tem feito o alteamento dos controladores semafóricos, a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação bem como das janelas de inspeção das colunas semafóricas.
A CET mantém conversas frequentes com a Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade. Entre março e junho foram registrados nove flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos. A população pode ajudar. Ao flagrar um ato criminoso, denuncie pelo 190 ou 156.