InícioPREFEITURA DE SÃO PAULOCAPS Infantojuvenil III Penha passa a funcionar 24 horas

CAPS Infantojuvenil III Penha passa a funcionar 24 horas


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil III Penha, na Zona Leste, agora oferece atendimento 24 horas para crianças e adolescentes. A unidade foi transferida para um imóvel maior e mais adequado, com infraestrutura preparada para o melhor atendimento e acompanhamento dos usuários.

Localizada na Rua Maria Carlota, 631, Vila Esperança, a unidade pode acolher crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave (crise), em vulnerabilidade e risco social associado ou não ao uso/abuso de substâncias psicoativas que necessitam de acolhimento integral nas 24 horas do dia.

Atualmente, o CAPS infantojuvenil Penha possui 155 usuários com cadastros ativos no mês em diferentes formas de frequência: diária (acolhimento diurno e em terceiro turno), semanal e em acolhida noturna/integral. A porta é aberta a quem necessita de atendimento e procura de forma espontânea, como também encaminhada/compartilhada pelas unidades básicas de saúde (UBS).

Atendimento
Além dos acompanhamentos a quem chega de maneira espontânea ou por encaminhamento, as equipes do CAPS também fazem um trabalho de acolhimento na rua, promovendo adesão de crianças e adolescentes em maior vulnerabilidade e risco social no território que circulam.

O objetivo é atender crianças e jovens com quadros graves, transtornos mentais persistentes e situações de vulnerabilidade, violência, risco social e uso de substâncias psicoativas e conflitos familiares cuja complexidade é maior e por conta disso há a necessidade de um atendimento mais intensivo. A equipe estabelece rede com a Assistência Social, dá retaguarda ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), recebe casos judicializados e apoia as 20 equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

Dentro e fora do CAPS os pacientes têm à disposição atendimento multidisciplinar, consultas psiquiátricas, atenção às crises e visitas domiciliares. As equipes também fazem buscas ativas compartilhadas com a rede aos casos que não conseguem acessar o serviço. Outros serviços também são oferecidos, como os grupos de apoio e as oficinas, que durante a pandemia de COVID-19 estão acontecendo de maneira restrita em respeito às normas de biossegurança.

As atividades são realizadas por equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicólogas, fonoaudiólogas, assistente social, oficineiros, terapeutas ocupacionais e farmacêutico, além dos profissionais da área administrativa.

Serviço
CAPS infantojuvenil Penha
Rua Maria Carlota, 631, Vila Esperança – próximo ao metrô Vila Matilde
 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA