A Prefeitura de São Paulo, por meio da equipe de Relações Internacionais, se tornou signatária do Acordo de Participação da rede de cidades C40. O documento possibilita a intensificação das cooperações técnicas para a Prefeitura e para os moradores da capital paulista, em especial na área internacional.
A capital paulista faz parte da rede de cidades desde de 2005. São Paulo é protagonista e uma das lideranças na pauta contra a poluição atmosférica, desenvolvendo ações em eletromobilidade e gestão de resíduos sólidos. O município tem uma relação forte com as outras prefeituras do Brasil e com a rede C40, por meio dos acordos e projetos que abordam a crise climática no planeta.
“A cidade de São Paulo faz parte de um grupo global formado por 90 cidades que estão comprometidas a conciliar desenvolvimento e meio ambiente por meio das políticas públicas. A adesão a este acordo reforça o empenho da Prefeitura de São Paulo na construção de um futuro sustentável”, declarou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.
Os projetos de cooperação da C40 incluem a participação de diversas secretarias municipais na área de gestão pública. Além disso, a Prefeitura está produzindo o Plano de Ação Climática da Cidade de São Paulo, um documento com orientações práticas para a cidade atuar em resposta às mudanças climáticas. Alinhado às metas do Acordo de Paris, o Plano de Ação Climática de São Paulo deve apresentar uma trajetória para atingir a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) até o ano de 2050 e definir metas para a sustentabilidade, equidade social, fortalecimento da governança e colaboração entre atores internos e externos.
Com o objetivo de combater as mudanças climáticas, a rede de cidades C40 é um grupo formado por grandes cidades de todo o mundo. Participam dessa rede as cidades como Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Chicago (EUA), Berlim (Alemanha), Johannesburgo (África do Sul), Londres (Reino Unido), Madrid (Espanha) e Melbourne (Austrália); do Brasil, Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) também fazem parte do grupo.