InícioPOLÍTICATCU aponta irregularidades em nomeações militares de Salles para cargos no Ibama

TCU aponta irregularidades em nomeações militares de Salles para cargos no Ibama


source
Oito nomeações militares feitas por Salles para o Ibama são questionadas pelo TCU.
Alan Santos/PR

Oito nomeações militares feitas por Salles ao Ibama são questionadas pelo TCU.

O Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que oito nomeações de militares feitas por Ricardo Salles para cargos no Ibama são irregulares e não atendem aos critérios mínimos de experiências profissional e acadêmica previstos por lei. As informações foram dadas pelo jornal O Estado de S. Paulo .

A conclusão do TCU é de que a militarização de cargos de chefia do Ibama desrespeita exigências legais de contratação impostas pelo governo Bolsonaro e o regimento do órgão.

Os requisitos estão presentes no decreto 9.727, que foi publicado por Jair Bolsonaro em março de 2019 e estabelece “os critérios, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos em comissão “.

Além disso, há um regimento do Ibama segundo o qual cargos em comissão devem ser ocupados “preferencialmente, por servidores públicos dos quadros de pessoal dos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)”.

O TCU analisou oito nomes que foram escolhidos pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , e ocupam cargos de chefia no Ibama.

Após investigar as experiências profissionais e acadêmicas de oito militares, a auditoria do TCU concluiu que nenhum deles atinge os requisitos básicos exigidos para as funções DAS (Direção e Assessoramento Superior) e FCPE (Funções Comissionadas do Poder Executivo).

O relator do processo no TCU, ministro-substituto André Luís de Carvalho, afirma que “a nomeação de servidores para cargos estratégicos para a área de fiscalização ambiental do Ibama sem o preenchimento dos requisitos estabelecidos (…), em termos de formação acadêmica e experiência profissional, constitui irregularidade grave , que merece a pronta a atuação deste tribunal”.

Os militares nomeados por Salles e analisados pelo TCU são: Olímpio Ferreira Guimarães (diretor de Proteção Ambiental do Ibama), Walter Mendes Magalhães Junior (coordenador-geral de Fiscalização do Ibama) e os superintendentes Alcemir Jorge Cunha (Amapá), Rezende Guimarães Filho (Amazonas), Gibson Almeida Costa Júnior (Mato Grosso), Danilo Mitre Filho (Pará), Antônio Vicente Cocco Gargninm (Rondônia) e Ítalo Cardoso Lima e Silva (Maranhão).

Há também uma nona nomeação questionada pelo TCU, mas que foi feita pelo Ibama : André Heleno Azevedo Silveira (coordenador de Inteligência de Fiscalização do Ibama).

O TCU determinou que cada um dos nove citados prestem mais esclarecimentos em oitivas. Carvalho disse ainda que “o não-acolhimento das justificativas apresentadas poderá ensejar determinação para que se anulem as nomeações realizadas”.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA